20/04/2024

RECAPEAMENTO

DER retoma operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico na RO-010, de Rolim de Moura a Migrantinópolis

12 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

RO 010 na Zona da Mata recebe recapeamento

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), após a diminuição das chuvas do período do inverno amazônico, retomou no final do mês de março, os serviços de manutenção (tapa-buracos) e recapeamento asfáltico na rodovia 010, entre o município de Rolim de Moura e Migrantinópolis, distrito de Novo Horizonte d’Oeste.

“Os serviços estão sendo executados na rodovia 010, entre Rolim de Moura e o Distrito de Migrantenópolis e Novo Horizonte do Oeste. A estrada tem um fluxo de veículos intenso e alguns buracos que dificultam o tráfego. São 40 km de recapeamento asfáltico que irão beneficiar a população da Zona da mata”, explica o gerente da 4° Usina de Asfalto de Rolim de Moura, Thiago Moreira.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende acrescenta. “A manutenção na RO-010 é importante. Está sendo aplicado um asfalto de qualidade, com revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), produzido pela 4ª Usina de Asfalto de Rolim de Moura que também efetuou a distribuição para outras Residências Regionais. Estamos seguindo a determinação do governador, Coronel Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan, trabalhando com planejamento e evitando desperdiço de materiais e dinheiro.”

De acordo com Elias, esse trecho recebeu a operação tapa-buracos no mês de fevereiro, porém com as intensas chuvas, novos buracos se formaram na via. “Essa é uma rodovia antiga, no mês de fevereiro iniciamos o recapeamento asfáltico e realizamos toda a manutenção da via. Com as intensas chuvas foi necessário suspender os serviços de recapeamento e agora reiniciamos os trabalhos.

A rodovia 010 é a principal via de acesso entre os municípios das regiões da zona da mata e vale do Guaporé, sendo utilizada diariamente para o escoamento da produção agrícola, agropecuária e de minérios.

“Temos essa preocupação com a nossa população que utiliza diariamente as rodovias estaduais e por isso a Coordenadoria de Usinas de Asfalto (Cousa) e a Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF), estão unindo forças das quatro Usinas de Asfalto com as 14 residências regionais do DER para uma verdadeira força-tarefa e recuperar todas as rodovias. Eu e o governador, juntamente com o diretor-geral do DER, entendemos que o progresso do Estado de Rondônia depende de rodovias trafegáveis”, ponderou o vice-governador José Jodan.

Texto: Antonia Lima e Ricardo Barros
Fotos: Thiago Moreira