29/03/2024

INFRAESTRUTURA

DER trabalha na manutenção de 48 quilômetros da RO-472 em Ji-Paraná

25 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalho de recuperação da RO-472 em Ji-Paraná, trecho conhecido localmente como Linha 94

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) vem trabalhando na recuperação, manutenção e melhoria da malha viária sob sua responsabilidade. Em Ji-Paraná, a 8ª Residência Regional do DER está executando uma série de serviços em diversas frentes na região central do Estado. Atualmente, 48 quilômetros da RO-472 (conhecida localmente como Linha 94) estão recebendo a reconformação de plataforma (patrolamento), além da recuperação das pontes de madeira ao longo da via.

De acordo com o residente, engenheiro Klayson Furtado, “este trabalho na RO-472 vai garantir maior trafegabilidade durante o período das chuvas, que já está chegando. Estamos fazendo também a substituição de pontes por tubos metálicos onde for possível”.

8ª Residência Regional faz a recuperação das pontes de madeira

Furtado ainda explica que, apesar da seca prolongada, houve um aumento de demanda de serviços. O DER vem trabalhando com diversas forças-tarefas em todo o Estado, na eliminação de gargalos na infraestrutura rodoviária. A regional de Ji-Paraná tem equipes trabalhando na execução do aterro das cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá (localizada na RO-135), bem como está trabalhando na infraestrutura do Aeroporto José Coleto, no município.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que todos os esforços do Departamento estão direcionados à eliminação dos gargalos de infraestrutura viária em Rondônia. “Todo trabalho que envolve grandes números de servidores, extensão da malha viária, população diretamente envolvida e recursos públicos demanda uma unidade nos esforços para realização do trabalho. O governador Marcos Rocha tem acompanhado de perto, dando autonomia, incentivando e, ao mesmo tempo, cobrando os resultados de melhoria planejados”, detalha.

O DER tem sob sua responsabilidade mais de 4.500 quilômetros de rodovias sem pavimentação, outros 1.500 quilômetros asfaltados em todas as regiões de Rondônia. Toda esta malha fica diretamente sob os cuidados de 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto. O órgão ainda é responsável pelos aeroportos em Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha