29/03/2024

TRAFEGABILIDADE

DER vai executar serviços em 40 quilômetros da linha 106; serviço vai garantir acesso aos produtores rurais de Cujubim

13 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O DER executará inicialmente de forma direta 20 quilômetros de estradas com os serviços necessários para garantir o acesso

O Governo de Rondõnia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalha para garantir melhorias na trafegabilidade dos mais de 6 mil quilômetros de rodovias sob sua responsabilidade, como também, apoiar os municípios na manutenção de estradas vicinais em condições críticas de trafegabilidade.

Desta vez, a visita para traçar mais um planejamento eficiente de ações emergenciais do projeto “Gestão na Estrada”, foi na linha 106, via de responsabilidade municipal localizada na área de Cujubim onde, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, acompanhado do deputado estadual Jean de Oliveira e lideranças municipais da região trafegaram na manhã da última quinta-feira (8) para verificar os transtornos e a falta de acesso que trava o desenvolvimento econômico e social da localidade.

O setor madeireiro já garantiu muitos ganhos econômicos para Rondônia e, atualmente, a comunidade local dos soldados da borracha sobrevive da agricultura e pecuária. “Essa área já gerou muitos recursos e renda para nosso Estado através do setor madeireiro, esses produtores rurais que aqui moram sofrem há anos com a falta de acesso. Não imaginávamos a gravidade da situação desta linha e, em apoio ao município de Cujubim, o DER executará inicialmente de forma direta 20 quilômetros de estradas com os serviços necessários para garantir o acesso. Os trabalhos terão início dentro de 15 dias”, informou o gestor da pasta.

A equipe do Departamento e demais autoridades reuniram-se com representantes da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas do Soldado da Borracha para conferir as dificuldades na linha. Elias explica que sua “a ida local foi para cumprir mais uma determinação do governador Marcos Rocha, em atenção a pedidos do Deputado Estadual Jean de Oliveira; do prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes; e do presidente da Câmara dos Vereadores, Gilvan Soares, dentre outras lideranças locais”.

Elias também destacou que, com a emenda do Deputado Estadual Jean de Oliveira, mais 20 quilômetros serão atendidos. Além disso, para atender à região, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tem trabalhado para garantir o fomento da produção rural com manejo florestal.

“Juntos, iremos iniciar um trabalho para melhorar a vida da comunidade do Soldado da Borracha. Este é só início de um grande trabalho que pretendemos executar aqui, pois sabemos que melhorar o acesso vai garantir a qualidade de vida na região, melhorar a saúde, educação e o escoamento da produção”, informa o diretor-geral.

Representante da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas do Soldado da Borracha e  morador local, Adenir dos Santos Macedo (Dinamite), agradeceu a atenção do Governo do Estado em atender à região. “Esta é a primeira vez que um governador envia um diretor do DER para visitar a comunidade e ver de perto a luta que passamos com a falta de acesso. Hoje, há esperança de dias melhores para todos nós. Nossa total gratidão ao governador, coronel Marcos Rocha e Elias Rezende”, agradece o produtor.

Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Valdecy Santos