26/04/2024

ESPORTE

Desafio de Natação realizado pelo Corpo de Bombeiros integra forças de segurança de Rondônia e Acre

27 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

podio 1O 5º Desafio de Natação realizado pelo Bombeiro Militar, no sábado (25), demonstrou mais uma vez, que eventos esportivos são instrumentos eficazes na integração de pessoas e corporações. O torneio contou com a participação de Bombeiros Militares de Rondônia, alguns atletas bombeiros do Estado do Acre, e diversas corporações do estado de Rondônia na área de segurança como, a Polícia Militar, Aeronáutica, Exército e Polícia Rodoviária Federal.

O maior número de atletas foi de Rondônia, a maioria bombeiro. Segundo o comando da corporação, o objetivo foi alcançado. Independente de quem faturou o maior número de medalhas. O intercâmbio social e desportivo, bem como a integração entre às entidades militares e demais órgãos de segurança do estado foram potencializadas.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Nilton Gonçalves Kisner, enalteceu a iniciativa do Corpo de Bombeiros e sugeriu a organização de outras atividades dessa natureza, envolvendo as forças de segurança de Rondônia e estados vizinhos. “Eventos como este, além de estimular a melhoria das condições físicas dos agentes de segurança, promove maior integração entre as instituições”, observa o coronel. Os atletas receberam orientação técnica do Cabo PM José Ferreira Filho, profissional em Educação Física.

O diretor de ensino da Polícia Militar, tenente coronel Neurimar,  parabenizou o esforço dos militares que representaram a corporação. Ressaltou que militares vieram até do interior do Estado. “Eles se deslocaram até capital para participar do evento, demonstrando espírito de equipe e companheirismo”.

competiçãoA primeira prova nado livre, 25 metros, feminino, teve como vencedora a bombeiro militar Andreana Ferreira. Na mesma categoria subiram ao pódio, a PM Ana Paula Paes, na segunda colocação. Adriane Lima ficou em terceiro lugar. Já a prova dos 25 metros, nado livre masculino, até 34 anos, teve como vencedor, Lauro Belo do Corpo de Bombeiros Rondônia. A segunda colocação ficou com o companheiro de corporação Caio Vanderlei Capelasso. Subiu no mesmo pódio e representou o Corpo de Bombeiros do Acre, Alexandre de Veras que garantiu o terceiro lugar.

A prova 50 metros, nado livre feminino até 34 anos, teve as mesmas representantes vencedoras da prova 25 metros: Andreana Ferreira, em primeiro; Ana Paula Paes, em segundo; e Adriane Lima, em terceiro. O nado livre feminino, quatro por 50 metros, por revezamento, teve três representante do Corpo de Bombeiros, que receberam as medalhas de primeiro, segundo e terceiro colocados.  A prova de 200 metros por revezamento quatro por 50, masculino, as medalhas foram distribuídas para o Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, em primeiro; na segunda colocação, o Bombeiro Militar de Rondônia, e em terceiro, a Base Aérea de Poro Velho.

A policial da PRF, Sheila da Silva venceu a prova de nado livre, 25 metros feminino, acima de 35 anos, seguida da representante do corpo de bombeiros, Nina em segundo de Rondônia. Mag Scaringes Silva da Polícia Militar ficou em terceiro. A base Aérea de Porto Velho foi a grande campeã da categoria, acima de 35 anos. Em primeiro lugar no pódio, Alexandre Cunha Sales.  O representante dos bombeiros do Acre, Nivaldo de Ferreira, ficou com a segunda colocação. Rondônia foi representado pelo Bombeiro Militar, Nivaldo Santiago Pimentel, em terceiro lugar no pódio.

O evento contou ainda com a prova de 50 metros livres, feminino acima de 35 anos. A vencedora foi Sheila de Silva da Polícia Rodoviária Federal. Na segunda colocação, a Bombeiro Militar Sandra Nina. Pela Polícia Militar a representante no pódio nesta categoria foi Mag Scaringes Silva. Pelo masculino, mesma modalidade, acima de 35 anos sugiram ao pódio: Alexandre Cunha Sales, Base Aérea de Porto Velho, em primeiro; Jorge Luis M. Júnior, bombeiro militar do Acre, em segundo. Nivaldo de Ferreira bombeiro militar de Rondônia, em terceiro.

Nado livre 200 metros, (revezamento 4×50) acima de 35 anos a premiação por equipe ficou para os bombeiros do Acre, em primeiro; a equipe dos bombeiros de Rondônia ficou com as respectivas segunda e terceira colocações.

Classificação geral

podio 2A classificação geral da competição ficou da seguinte forma: 1º colocado o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia; em 2º, o Corpo de Bombeiros do Acre. A Base Aérea de Porto Velho obteve a 3º colocação. Em 4º, a Polícia Militar de Rondônia; 5º, para o Exército Brasileiro de Rondônia e em 6º, Polícia Rodoviária Federal.

Segundo organizadores se destacaram na contagem geral dos pontos, as equipes que participaram com o maior número de atletas o que serve de incentivo para o aumento de inscrições por corporação, para a sexta edição que será realizada em 2016. A competição teve início às 8 horas da manhã. As provas foram disputadas pelas categorias masculina e feminina. Seis provas para candidatos com idade até 34 anos, outras quatro provas destinadas aos atletas com mais de 35 anos.

As inscrições foram feitas no Comando Geral do Bombeiro Militar do Estado de Rondônia. Para se inscrever, os participantes tiveram que doar uma lata de leite em pó de 400 gramas que foram entregues no ato da inscrição. O comando do Corpo de Bombeiros informa que o evento será realizado todos os anos, preferencialmente, no mês de julho a começar por esta edição. A organização fica a cargo da Federação Aquática do Estado de Rondônia (Faer) e do Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia.

Texto: Valdir Alves
Fotos: David de Oliveira – sub-ten - PM