DESCENTRALIZAÇÃO

Desativada há 12 anos, Residência Regional do DER em Vilhena volta a funcionar a partir deste sábado, dia 19

17 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia vai reativar mais uma Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER). A unidade de Vilhena, desativada há 12 anos, retomará suas atividades a partir deste sábado (19).

O DER passará a contar com 15 Residências Regionais em todo o estado

Com a reativação da unidade de Vilhena, a região Sul do estado contará com duas Residências Regionais do DER, sendo a outra em Colorado do Oeste. “A região Sul é a que mais produz grãos em todo o estado. O governo estadual tem cuidado das estradas estaduais e dado condições para o escoamento da produção. Agora, vamos reforçar essa trabalho”, frisou Ezequiel.

15 RESIDÊNCIAS

Entre 2011 a 2015 o número de Residências Regionais do DER cresceu quase 70%, saindo de nove a para quinze unidades espalhadas em pontos estratégicos do estado. Das seis novas Regionais, três foram instaladas (em Extrema, na Ponta do Abunã; em Buritis e em São Francisco do Guaporé). As outras três foram reativadas em Machadinho, Jaru e Vilhena, todas com mais de 10 anos sem funcionamento.

Em todas as inaugurações e reativações das regionais do DER, Confúcio Moura tem afirmado que o objetivo do governo estadual é agilizar o atendimento às rodovias estaduais. Como exemplo, Confúcio citou as regiões de Buritis e Machadinho, que antes eram atendidas pela unidade de Ariquemes, que ficava responsável pela recuperação de quase dois mil quilômetros de estradas, mas que agora essa demanda foi dividida com as Regionais de Buritis e Machadinho.

“Hoje, temos maior dinamismo. O deslocamento de maquinário é facilitado porque as Residências funcionam em locais estratégicos”, afirmou o governador, ao destacar que o DER conta hoje com uma frota superior a 500 máquinas e equipamentos, além de aproximadamente 800 servidores para cuidar das estradas.

O evento que marcará o retorno da Residência do DER em Vilhena, na avenida Jô Sato, bairro Bela Vista, a partir das 9h, terá a presença do governador Confúcio Moura; do diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva; de deputados estaduais; e autoridades da região.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento