Governo de Rondônia
25/04/2024

MODERNIZAÇÃO

Desburocratização do atendimento ao contribuinte ganha forças com assinatura do Termo de Cooperação Técnica

07 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha durante assinaturas do Termo de Cooperação do Profaz

A ampliação e desburocratização do atendimento ao contribuinte, o intercâmbio de informações cadastrais e econômico-fiscal, bem como a realização conjunta de demais atividades de interesse da administração tributária foram fortalecidos na manhã de segunda-feira, 7, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, prefeituras dos 52 municípios do Estado e Tribunal de Contas do Estado, visando a conjunção de esforços para execução de programas de trabalho, projetos, atividades ou eventos de interesse recíproco dos partícipes.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), com o apoio do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), criou o Termo de Cooperação Técnica, o qual foi assinado com a participação dos Municípios.

Durante o evento, ocorrido no auditório no Tribunal de Contas, tanto o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, quanto o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Edilson de Sousa, foram unanimes em apontar a desburocratização como fator preponderante  destacando a conjunção de esforços entre os partícipes em busca da qualidade e agilidade da atividade financeira dos municípios mediante a utilização de ferramentas de tecnologia da informação.

“Esse é mais um processo da desburocratização que jamais aconteceria sem a união de esforços. Aqui mais uma vez unidos a Receita Federal, Governo Estadual, Tribunal de Contas, ou seja, todos com o objetivo de fazer com que nossos municípios possam também aderir ao sistema e assim facilitar o tramite das informações. Então, a partir deste momento os 52 municípios se integrarão ao sistema e terão mais agilidade, praticidade e transparência nas suas ações e isso é muito bom para o nosso Estado é muito bom nosso país”, frisou o governador Marcos Rocha.

O programa é uma iniciativa do TCE-RO e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) juntamente com instituições parceiras, como o Governo do Estado, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Sebrae-RO, a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), a União das Câmaras e Vereadores de Rondônia, a Assembleia Legislativa, entre outros. O intuito é a modernização, atualização e consolidação da lei orgânica e da legislação tributária municipal, em sintonia com todas as normas em vigor.

O acordo prevê, inclusive, a capacitação contínua de servidores indicados pelos municípios para melhoria na prestação de serviços disponibilizados aos produtores rurais e demais contribuintes. Um dos pontos enfatizados é a disponibilização pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) de informações de dados de cartões de crédito e débito, por meio eletrônico, contendo o rol de operações ocorridas no município em relação aos contribuintes sujeitos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Essa medida que se insere no conceito de fisco moderno, reflete o empenho da Secretária de Finanças em contribuir com os partícipes no avanço dos conceitos de modernização e eficiência da fiscalização e aumento na arrecadação dos municípios.

O Termo de Cooperação não envolve o repasse de recursos entre os partícipes e vigorará pelo prazo de sessenta meses, a contar da data da assinatura, prorrogando-se automaticamente por iguais períodos, salvo manifestação em contrário das partes.

PROFAZ 

O Profaz direciona as ações à governança econômico-fazendária dos municípios rondonienses, além do desenvolvimento econômico-sustentável, prevalecendo a solidariedade, a cooperação e a sustentabilidade, bem como o aperfeiçoamento de mecanismos de transparência da gestão fiscal e de comunicação com a sociedade local.

“O Termo de Cooperação é mais um ato que materializa as atividades do programa de modernização da Fazenda Estadual com as Fazendas Municipais, Tribunal de Contas,  Ministério Público de Contas,  Ministério Público, Arom e a União das Câmaras de Vereadores, para que em uma conjugação de esforços, numa boa governança fiscal e administrativa, juntamente com os órgãos parceiros federais, como a Receita Federal e tantos outros possamos estruturar e ajudar que os fiscos municipais se reestruturem e possam desenvolver as suas competências tributárias de forma menos burocratizadas para que possam arrecadar mais sem gerar aumento de imposto, pois a sociedade não aguenta e não suporta mais pagar tributos”, destacou o conselheiro Edilson. “Mas, aquilo que é divido, que o contribuinte está na ilegalidade e com isso não goza de benefícios como financiamentos, titulação da terra e a regularização do seu negócio por estar na ilegalidade, esse Termo de Cooperação vai disponibilizar um ferramental, estrutura, mecanismo e sistemas para que possam buscar capacitação. Vamos capacitar os produtores rurais, o setor produtivo, os comerciantes, o industrial, o empresário além dos servidores envolvidos para o bom e perfeito atendimento. O Tribunal de Contas, por exemplo, pegou dois prédios que eram seus e entregou à Sefin (um no município de Ariquemes e o outro em Ji-Paraná) para que se tornassem uma espécie de Shopping Cidadão do setor produtivo e do contribuinte, para que possam ter acesso a todas as ferramentas,  meios e benefícios fiscais para que possam regularizar a sua vida, pagar seus impostos devidamente forma transparente e gerar garantias de segurança tanto para eles quanto para a gestão pública, um Tribunal de Contas tem muita preocupação, primeiro em orientar e ensinar e fazer juntos”, detalhou o conselheiro.

O Profaz foi destacado pelo presidente do Tribunal de Contas como referência no país, em termos de programas que focam no fortalecimento da saúde fiscal, tributária e financeira dos municípios.

Participaram da cerimônia da assinatura do Termo de Cooperação, o secretário de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando, conselheiros do Tribunal de Contas, prefeitos e representantes de prefeituras dos municípios do Estado de Rondônia, além de outras autoridades.

Leia mais:

 Agência Virtual da Sefin oferece comodidade aos usuários com serviços online em Rondônia

 Novo portal da Sefin possibilita aos municípios acesso direto ao Índice de Participação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo