REGIÃO DO CAFÉ

Desenvolvimento do Estado é fortalecido com atuação da Secretaria Regional na Região do Café em Rondônia

18 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor da Escola Estadual Benedito Laurindo Gonçalves destacou o esforço do Governo para garantir a reforma completa e ampliação da instituição em Parecis

A Secretaria Executiva Regional de Governo em Cacoal, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) tem buscado se aproximar ainda mais dos órgãos de Governo nos sete municípios que compõe a Região do Café: Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe d’Oeste, Parecis e Primavera de Rondônia. O objetivo é aproximar todos os setores do Governo, fortalecendo especialmente a parceria, junto às demais secretarias e entidades da administração estadual.

“Como Secretaria Regional, entendemos que é preciso conhecer de perto todas as demandas dos órgãos de Governo nos municípios da nossa região e buscar soluções para atender as necessidades de cada um, melhorando a prestação de serviço e o atendimento à população. É desta forma que o governador Marcos Rocha busca administrar o Governo de Rondônia, com união em prol do desenvolvimento”, destacou o novo secretário regional José Moura, que tem realizado uma série de visitas aos municípios e órgãos estaduais da Região do Café.

No início desta semana, por exemplo, o secretário regional do Governo esteve em São Felipe d’Oeste e Parecis. Juntos, os dois municípios produzem 32 mil litros de leite por dia. Com uma população aproximada de seis mil habitantes, também está presente em São Felipe d’Oeste a produção de café, cacau, banana e hortaliças. “Hoje a Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural) atende no município 170 produtores cadastrados. Temos 13 associações rurais ativas e uma cooperativa. Além disso, São Felipe conta com um rebanho bovino de 109 mil cabeças, entre gado de corte e leiteiro”, destacou o gerente local da Emater, Daniel Carlos Monteiro de Souza.

Secretaria Regional do Governo em Cacoal tem buscado aproximar e unir todos os órgãos da administração estadual nos sete municípios da Regional do Café

Em Parecis, o secretário regional ficou bastante satisfeito com a visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedito Laurindo Gonçalves, onde foi recepcionado pela direção escolar. De acordo com o diretor Klebson Moura, a escola ficou, por dois anos, sem um local definido e, já nos primeiros meses de mandato o governador Marcos Rocha, junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc,) conseguiu resolver a situação da instituição, enviando uma equipe de engenharia para avaliar a real situação do prédio antigo e executando a reforma completa da escola estadual de Parecis.

“As obras envolveram tanto a reforma como ampliação, demolição e reconstrução de novos espaços. Além de dar nova vida à nossa escola, o transporte escolar foi totalmente reestruturado. Dos 260 alunos matriculados na escola, 75% são da área rural e tiveram o transporte escolar garantido. E agora, com a pandemia, estamos fazendo de tudo e temos o suporte do Estado para que nossos alunos obtenham êxito”, relatou o diretor da escola Benedito Laurindo Gonçalves.

Também em Parecis, que possui uma população aproximada de 5.600 habitantes, o secretário regional de Governo visitou a Polícia Militar, a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), a Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril) e a Emater. Hoje, 220 produtores rurais estão cadastrados no Órgão e recebem assistência técnica na produção rural.

Ainda nesta semana, o secretário regional deve visitar também os municípios de Ministro Andreazza e Primavera de Rondônia. Para os próximos dias, a agenda se estenderá também a Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste, alcançando todos os sete municípios que integram a Região do Café.

Para o secretário regional , é imprescindível conhecer e acompanhar de perto todos os municípios da região. “O Governo quer estar presente em todos os municípios do Estado e é nosso dever, como representante regional, fazer este trabalho por aqui. Queremos tornar rotina essas visitas, colocando-nos à disposição dos órgãos, dos servidores e da população dos municípios, como verdadeiros parceiros em prol do desenvolvimento de Rondônia”, destacou Moura.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Agricultura, Distritos, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Polícia, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade