Governo de Rondônia
23/04/2024

MUNICÍPIOS

Desenvolvimento do interior de Rondônia é viabilizado pela atuação das Secretarias Executivas Regionais

07 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Para desenvolver as diversas potencialidades dos municípios de Rondônia, os novos gestores das Secretarias Executivas Regionais (SER), localizadas em nove municípios polos do Estado, encerraram, nesta quarta-feira (6), participação no I Workshop voltado para o alinhamento das ações e diretrizes determinadas pelo governador coronel Marcos Rocha para o desenvolvimento econômico, produtivo, social, ambiental e de infraestrutura das regiões de Rondônia.

Secretários regionais em atividades durante Workshop

O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), contou com uma programação formada pelas principais instituições públicas e privadas que atuam em todo estado e que possui histórico de parceria com as secretarias regionais na execução de projetos em diversas áreas das políticas públicas.

Ao encerrar o workshop, o secretário da Sepog, Jailson Viana, agradeceu o interesse e envolvimento de todos os secretários presentes e ressaltou a necessidade do empenho e apoio de todos para a transformação dos municípios. Na oportunidade, reiterou a observação por parte dos gestores regionais nos procedimentos formais que envolvem os atos administrativos, sempre atentos à finalidade do interesse público, principalmente nos contratos e convênios firmados pelo Governo do Estado. “Na gestão pública, devemos observar sempre a competência, forma, objeto, finalidade e os motivos de cada ato. Dessa forma, os processos ganham rapidez na sua execução e os resultados das ações chegam de forma mais ágil à população”, destacou Jailson.

Para o coordenador das SERs, Natan Oliveira, as secretarias regionais estão cada vez mais consolidando seu papel institucional de forma que as ações do Governo nos municípios  não estão mais se limitando aos serviços gerais como reformas e pinturas de prédios públicos. Ele destacou a importâncias dos núcleos de projetos formados em cada região possibilitando maior interação entre as secretarias regionais e as diversas instituições locais, resultando na formação de parceria que garantam a concretização de projetos que transformem a vida das famílias. “A partir deste evento não há mais como as secretarias regionais retrocederem. Os gestores precisam transformar nas pessoas envolvidas nos projetos a vontade de fazer e começar as entregas à sociedade”, pontuou o coordenador.

Foi com esta linha de entendimento que o secretário executivo de Jaru, Anderson Dias, saiu do evento. “A partir deste direcionamento, vamos dar continuidade no trabalho de levantamento das principais necessidades da região para viabilizar a busca de recursos através dos Fundos de Investimento do Estado, que foi uma das pautas mais esclarecedoras e que me chamou atenção no evento”, disse o secretário.

A pauta sobre Projetos foi destacada pelo secretário de Ouro Preto Marcos Sucão, que reafirmou a linha de trabalho desenvolvida na região, respeitando as características agrícolas local, apoiando a agricultura familiar e às agroindústrias.

As secretarias regionais estão localizadas nos municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Cacoal e Vilhena.

Leia mais:

Ações das Secretarias Executivas Regionais são alinhadas em Workshop

Secretarias Executivas Regionais de Planejamento devem seguir diretrizes que promovam o desenvolvimento regional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Economia, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo