Governo de Rondônia
19/03/2024

PLANO ESTRATÉGICO

Desenvolvimento Econômico e Plano Estratégico são destaques na mídia em Rondônia

16 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

Secretário-chefe da Casa Civil em entrevista no Programa Léo Ladeia na RedeTV Rondônia.

Com objetivo de divulgar o Plano Estratégico de Governo, o secretário-chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, cumpriu na sexta-feira, 13, uma agenda de entrevistas em Porto Velho. 

Pela manhã, no Programa do Léo Ladeia, Rede TV, o secretário contou um pouco sobre as atividades laborais da Casa Civil, explicando como acontece o fluxo de gestão dentro do governo. “Muita gente acha que a Casa Civil só é focada nas articulações política, mas além de auxiliar o governador coronel Marcos Rocha, também orientamos nas articulações internas entre os órgãos e secretarias de Estado, garantindo que as decisões do governador aconteçam no prazo determinado, por isso também criamos a Mesa Estratégica de Governo dentro da Casa Civil. Além disso, cuidamos de todos os decretos e mensagens de leis através da Diretoria Técnica Legislativa (Ditel)” enfatizou.

Questionado sobre o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, Junior disse que, embora seja uma das funções da Casa Civil, este trabalho é executado de mãos dadas. “O governador também tem um bom relacionamento com a Casa de Leis. Hoje é muito difícil dizer quem é da base e quem é do contra. Quando você olha para a Assembleia e para os deputados, percebe que todos eles estão com uma visão de transformação. São 24 deputados, cada um com sua história e cada um com sua missão. O governador sempre tem lembrado que a harmonia está acontecendo por que as missões estão se convergindo. Todos em conjunto entenderam que Rondônia precisa mudar e o momento é agora”, respondeu o secretário ao apresentador.

Júnior Gonçalves ao vivo no Papo de Redação, Parecis FM 98,1.

Plano Estratégico de Governo foi pauta em comum no Papo de Redação, programa de rádio na Parecis FM, onde o secretário esteve pela tarde e também falou sobre a importância de se ter um planejamento, destacando que foi a partir das necessidades de ter objetivos claros e diretrizes que criou-se o PE, com  orientação do governador, baseado nas demandas da população.

“O Plano Estratégico é pauta de governo desde a transição. Quando o governador assumiu já determinou que o criássemos. Esse é o primeiro passo para que tenhamos transparência e a sociedade fique por dentro de todas ações. Se não tivermos diretrizes claras que alinhem essas ações e orçamento, e que guie toda essa equipe para o novo norte e novos caminhos que queremos, tudo se perde. É como sempre aconteceu. E para monitorar e fazer avaliações de gestão, é preciso saber onde queremos chegar. Daí nasceu o PE”, explicou.

Ainda sobre o Plano, o secretário discorreu que todas as ações são a partir da prerrogativa do governador com base na desburocratização e modernização dos processos públicos, para que o cidadão tenha um ambiente favorável para prosperar. “A gente vem de uma filosofia de muitos anos em que a forma do governo se manter é apertando o povo, tornando o peso de imposto cada vez maior. Nós já vimos que este modelo não funciona. A população tem clamado pelo aumento da empregabilidade, as empresas querem melhores condições para contratar e quem fomenta isso? O governo.

Como exemplo de ações que fomentam o desenvolvimento econômico do Estado, Júnior lembrou do recente Concurso Tribos que premiou os 5 melhores cafés produzidos por indígenas na região. “O maior grupo produtor de café do Brasil, está comprando toda a safra de café dos índios e estão realizando estudos para abrir um centro de distribuição em Rondônia. Sabendo disso, onde podíamos imaginar que empresas desse porte chegariam aqui? Mas isso e outros marcos só serão possíveis se esses investidores encontrarem um Estado favorável para o crescimento. É onde entra o papel do governo de proporcionar isso e o governador coronel Marcos Rocha não tem medido esforços para tornar esse ambiente cada vez mais favorável, para que o cidadão prospere e consequentemente o governo prospere”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil finalizou as entrevistas agradecendo o espaço nos programas. “Como agentes públicos, nossa obrigação é tornar cada vez mais transparente a atuação da gestão e somos gratos pela recepção e o espaço que as emissoras têm aberto para deixar o cidadão cada vez mais informado”, concluiu Júnior.

O PLANO ESTRATÉGICO

Lançado em setembro pelo governador coronel Marcos Rocha, o Plano Estratégico de Rondônia é uma síntese do pensamento do gestor e da sociedade, que reúne ações para os próximos quatro anos em Rondônia. 

As medidas elaboradas para o Plano são uma referência nacional de enfrentamento à corrupção, garantindo o equilíbrio das contas públicas, aumentando a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso da tecnologia em diversas áreas. 

O projeto foi pautado em sete Eixos de atuação que receberão toda atenção, recursos operacionais, técnicos e o incentivo do Governo do Estado para sua consecução. São eles:  “Estratégia e Gestão”, “Cidadania”, “Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial”, “Educação”, “Saúde”, “Segurança Pública” e “Desenvolvimento Econômico.”

 

O PE já está já está disponível para todo a sociedade. Você pode fazer o download no portal oficial do Governo de Rondônia.

Leia mais:

 Governo apresenta Plano Estratégico que reúne ações para os próximos 4 anos em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleiciano Galdino
Fotos: Arthur Amaral
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo