Governo de Rondônia
Segunda, 17 de maio de 2021

MUNICÍPIO

Desenvolvimento traz otimismo a moradores de Itapuã do Oeste

02 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A industrialização de alguns dos principais produtos de Itapuã d’Oeste (fará) vai fazer com que o município de Itapuã do Oeste, localizado a 100 quilômetros de Porto Velho, passe por uma fase, que deve ser marcada por intenso desenvolvimento. Com esta perspectiva, lideranças de diversos setores apresentaram, nesta segunda-feira (02), ao governador Confúcio Moura, sugestões e demandas. Como resposta, ouviram que não faltará apoio para as mudanças.

Confúcio e Dirceu: reencontro de amigos

Confúcio e Dirceu: reencontro de amigos

Confúcio visitou Itapuã para um reencontro com a população. Os moradores mais antigos dizem que o governador sempre deu atenção ao município, desde que foi secretário estadual de Saúde. Um deles é Dirceu Félix da Silva, proprietário de um pequeno comércio no Setor 1. “Toda vez que está na cidade passa para tomar um café e uma prosa rápida”, disse Dirceu, após um rápido reencontro do visitante.

FUTURO

 Nas escolas João Francisco Correia, no Setor 1, e Paulo Freire, no setor 2, o governador conheceu as instalações e ouviu os diretores recém-eleitos. Orientou sobre como dar agilidade a solução de problemas urgentes. Acompanhado pela coordenadora regional de Educação de Porto Velho, Irany Oliveira de Morais, Confúcio determinou a realização de obras, mas orientou para que sejam funcionais e que possam se úteis por muito tempo. “Não podemos pensar apenas no que necessitamos hoje. É preciso agir para atender bem os alunos que estarão aqui no futuro”, disse Confúcio.

 As duas escolas estão devidamente climatizadas e tem espaço para comportar mais salas de aula. Por orientação do governador, as construções devem incluir paisagismo.  Ivone Taufmann da Silva, diretora da escola João Francisco Correia, ficou otimista com o resultado da conversa com o governador. Segundo ela, o estabelecimento, que foi inaugurado em 1997, tem 300 alunos, atendidos nos três turnos e precisa ser reformado.

Também ficou otimista Altair Ramos Gomes, diretor da Escola Paulo Freire, que ouviu recomendações e ficou com a certeza de que as demandas necessárias para atender bem os quase 700 alunos serão atendidas. “O governador deixou claro que valoriza a educação”, afirmou. O estabelecimento recebeu, recentemente, 30 tabletes, que estão à disposição dos alunos.

O governador Confúcio Moura em reunião com professoras e diretores de escolas

O governador Confúcio Moura em reunião com professoras e diretores de escolas

GRÃOS

Na Rádio Itapuã FM 87,9, o desenvolvimento regional foi o tema principal da entrevista concedida por Confúcio Moura ao radialista ‘Simoney’. O governador previu que Itapuã do Oeste deve se transformará num entreposto de grãos, pois será o corredor da produção dos municípios mais próximos nos próximos anos.

 Ao falar sobre economia, o governador disse que Itapuã do Oeste tem área rural em desenvolvimento, o que pode ser confirmado pela valorização da terra e da mão de obra. “Quem tem sítio, preserve, não venda. Quem tem terra tem riqueza”, argumentou.

O prefeito João Testa anunciou obras que serão realizadas pelo governo do estado na entrada da cidade. A faixa que fica à margem da BR 364 ganhará espaço para caminhada, calçamento e outros benefícios. “Já está tudo acertado. Os trabalhos iniciarão quando do Dnit concluir sua parte na duplicação da rodovia”, explicou.

O vereador Itamar Félix revelou que está em fase de implantação uma indústria que vai beneficiar a cassiterita, minério do qual extraído o estanho, e que isto fará mudar os rumos da economia do município. “Teremos mais recursos vindos dos impostos”, comemorou.

 LIDERANÇAS

Ao concluir a visita, o governador, juntamente com o subchefe da Casa Civil, Vitorino Cherque, recebeu lideranças políticas e empresariais na prefeitura do município. Confúcio ouviu reivindicações para apoiar a pecuária, agricultura, segurança pública e até para ajudar na instalação de agências bancárias.

confu-itapua-08

Audiência com lideranças políticas e empresariais do município

Itapuã d’Oeste recebeu ações governamentais na área de assistência social, como o serviço voltado para gestantes e recém-nascidos, através do Programa Mãezinha Rondoniense, apoio à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A infraestrutura foi contemplada com repasse de R$ 3,7 milhões para asfaltamento de 26 ruas.

Há, ainda, benefícios como a implantação da agência do Banco do Povo e a Regularização Fundiária com entrega de títulos de propriedades rurais, por exemplo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Economia, Governo, Infraestrutura, Obras


Compartilhe