Governo de Rondônia
26/04/2024

TRÂNSITO

Detran capacita gestores educacionais de todo o Estado, em educação para o trânsito

12 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

6

Educadores de todo o Estado recebem capacitação para o trânsito seguro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promove durante toda essa semana capacitação para 160 servidores de todo o Estado, no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento iniciou-se na terça-feira (11), com o ciclo de palestras “Capacitação sobre educação para o trânsito, procedimentos didático-pedagógicos” e no sábado (15), haverá pit-stop educativo no Parque da Cidade.

Gildete de Souza, da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito do Detran, informa que além dos participantes do Detran das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans); estão participando também servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed); Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Companhia Independente de Trânsito (Ciatran), que foram divididos em dois grupos.

“Os 80 participantes do primeiro grupo, são oriundos de todos os órgãos e municípios envolvidos e receberam treinamento nos dias 11 e 12. Os outros 80 são do interior do Estado e participam, além dos treinamentos de 13 e 14, de duas atividades de campo no Parque da Cidade.  Pela manhã, a capacitação é administrativa e à tarde haverá um pit-stop onde exercitarão a distribuição de material educativo à população”, explica Gildete.

A palestrante convidada, Irene Rios, do Estado de Santa Catarina, mestra em educação e especialista em educação para o trânsito, diz que o “objetivo é capacitar multiplicadores das técnicas e ideias em suas cidades e setores de trabalho, a fim de minorar os impactos do trânsito na vida das pessoas, em especial das crianças e jovens”. A elaboração de documentos e procedimentos administrativos também fazem parte da capacitação.

José de Albuquerque Cavalcante, diretor geral do Detran, enfatiza que “o Detran vem cumprindo sua meta em qualificar os servidores não só do órgão, mas estendendo a capacitação aos demais servidores da administração direta e indireta, fortalecendo parcerias para diminuir ocorrências trágicas no trânsito ”. O treinamento dos gestores educacionais visa “cristalizar nas mentes de todos os cuidados básicos no trânsito e, com isso, mitigar os acidentes e suas consequências nos pedestres, principalmente estudantes e condutores de veículos de pequeno porte”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Assessoria Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Rondônia, Segurança, Servidores, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo