Governo de Rondônia
19/04/2024

PREVENÇÃO

Detran de Rondônia intensifica campanha de orientações no trânsito durante o período de carnaval

25 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Meios de transportes alternativos são opções para quem ingeriu bebida alcóolica

O carnaval é a festa mais popular do Brasil, formou cultura, atravessou as fronteiras e tornou-se conhecida em todo o mundo. Em Porto Velho, Capital de Rondônia, por exemplo, são 14 dias de carnaval de rua, com desfiles de blocos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. Pensando na segurança da população e dos foliões, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) tem orientado o cidadão sobre os cuidados no trânsito, com a campanha “A segurança de todos no trânsito é a nossa alegria” – carnaval consciente.

O diretor-geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a conscientização para um trânsito seguro é dever de todos e, principalmente, de quem for brincar o carnaval. “Na empolgação da festa a pessoa pode exceder no consumo de bebida alcoólica e, neste caso, é importante que o indivíduo tenha consciência de usar o transporte alternativo ao retornar para casa”, disse destacando que álcool e direção é uma mistura fatal, um binômio que não se harmoniza e, portanto, avesso à vida.

Neste ponto o Detran atua de duas maneiras. A primeira, com campanhas educativas conscientizando a população sobre os riscos envolvidos no trânsito e sobre a importância de se observar e obedecer a legislação, no que se refere ao binômio álcool e direção. A segunda é a repressão, medida que o Detran desenvolve é que considerada também fundamental. “Só são punidos pela Lei Seca os condutores que estão em desacordo com a legislação, diferentemente dos condutores conscientes e legais, que passam pela fiscalização e são liberados para seguirem seus destinos”, ressaltou Neil Gonzaga.

As campanhas de Educação de Trânsito do Detran, estão sendo intensificadas durante o período de carnaval em Rondônia

A titular da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) do Detran, Claudiene Dias da Silva, disse que a campanha “Motorista Camarada”, que é desenvolvida durante ano todo, está sendo intensificada nesse período de carnaval em Porto Velho, que teve início no último dia 22 e vai até o dia 13 de março. Ao todo serão 14 dias de desfile de blocos na Capital de Rondônia e, segundo ela, o Detran estará presente com distribuição de material educativo e com a participação de técnicos do Detran que usará o microfone dos trios elétricos para falar com os foliões sobre os cuidados para um trânsito e uma festa alegre e segura.

A diretora também ressaltou que a população tem apoiado os técnicos do Detran, quando são abordados na entrega do material educativo, “muitas pessoas já foram vitimas de acidentes de trânsito, ou já tiveram um familiar ou um amigo que perderam a vida ou ficaram gravemente feridos e ninguém quer passar por essa situação, esse apoio quando vem do cidadão é fundamental para atingirmos o nosso objetivo”, destacou Claudiene Dias.

Leia mais:

Novo aplicativo do Detran permite consultas e impressão de taxas e guias

Detran e parceiros têm estratégia para reduzir e evitar acidentes no carnaval


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano e Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Eleni Caetano/Jérson Magalhães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo