Governo de Rondônia
18/04/2024

Detran de Rondônia presente no 66º Encontro Nacional dos Detrans, realizado em Brasília

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Neil Gonzaga destaca a importância das discussões objetivando melhorias para o trânsito no Brasil e especialmente em Rondônia

Com o objetivo de buscar alternativas para melhorar o trânsito do país, a Associação Nacional dos Detrans (AND), está realizando em Brasília o 66º Encontro que conta com a presença de representantes de todos os Detrans do Brasil. O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia, Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse estão sendo debatidos assuntos importantes como análise da situação do trânsito brasileiro em mais de duas décadas de vigência do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) – evoluções e involuções, impactos econômicos causados pelos acidentes de trânsito, lei seca entre outros temas.

Neil Gonzaga ressalta a importância do encontro que reúne autoridades de trânsito de todos os estados brasileiros para discutirem e buscarem soluções para melhorar o trânsito no país. “São temas que afetam de forma geral o trânsito brasileiro e a meta é buscar alternativas visando melhor fluidez das vias, sempre pensando na segurança do usuário, na tentativa de evitar mortes no trânsito”, afirmou o diretor geral do Detran de Rondônia.

Além de temas de palestras como a análise da situação do trânsito Brasileiro em mais de duas décadas de vigência do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) – evoluções e involuções, impactos econômicos causados pelos acidentes de trânsito, lei seca – análise de uma década de vigência e o que reserva o futuro da mais importante ferramenta de controle de sinistralidade no Brasil, a importância da biometria facial para a segurança de documentos oficiais, recall e portaria nº 003/2019 conjunta dos Ministérios da Justiça e Infraestrutura, resolução 780/2019 do Contran – considerações técnicas acerca da remodelagem da PIV.

Também foi debatido sobre o que os Detrans podem fazer e contribuir pela segurança no trânsito, desafios na formação de condutores ante as novas regras – análise do PL 3267/19, resoluções do Contran e portarias do Denatran.

O 66º Encontro Nacional dos Detrans reuniu especialistas de todo o país

O diretor Técnico de Ações e Fiscalização de Trânsito (DTF) do Detran Rondônia, Welton Roni Nunes Ribeiro, também está em Brasília participando de evento relacionado ao trânsito. Paralelo ao 66º Encontro Nacional dos Detrans estão sendo realizados mais dois eventos o XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego (Abramet) e o II Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) que conta com a participação de médicos de tráfego e psicólogos de tráfego e de outros profissionais que atuam no segmento. para um trabalho integrado a fim de reduzir mortes no trânsito.

A Associação Nacional dos Detrans, também realizou na quarta-feira (11), três fóruns técnicos relacionados ao trânsito. O primeiro foi Fórum Técnico Operacional dos Detrans que teve o objetivo de discutir assuntos relacionados às atividades técnicas dos departamentos. E o segundo foi o Fórum sobre a Lei Seca que teve a finalidade de unificar as ações objetivando coibir a mistura de álcool e direção discutindo procedimentos operacionais e padronização das operações nos estados. E o Fórum das Assessorias de Comunicação dos Detrans que reuniu assessores de imprensa dos Departamentos de trânsito dos estados com objetivo de planejar ações para melhorar a imagem dos órgãos de trânsito em todos os estados brasileiros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: AND
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Governo, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo