Governo de Rondônia
28/03/2024

DETRAN CARNAVAL

Detran e parceiros têm estratégia para reduzir e evitar acidentes no carnaval

22 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

Sidnei Rodrigues (Chefe da Divisão de Campanhas Educativas do Detran)

Para tratar das ações de planejamento e estratégias para saúde e segurança durante o período de carnaval em Porto Velho, técnicos e autoridades do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) se reuniram nesta quinta-feira (21) na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com parceiros e entidades que irão atuar diretamente nos dias de folia com atividades preventivas e repreensivas.

Segundo Sidney Rodrigues, chefe da Divisão de Campanhas Educativas da autarquia, o Detran vai atuar em todos os blocos para levar orientações essenciais para segurança no trânsito. “Daremos continuidade ao trabalho realizado anualmente, seguindo o calendário municipal, dirigindo especialmente aos blocos carnavalescos, com distribuição de material educativo”, disse observando que técnicos do Detran estarão também nos estabelecimentos (bares), colocando em prática o Projeto Motorista Camarada, a fim de evitar os riscos de acidentes por condutores embriagados, lembrando que bebida e direção não combinam e nem têm razão.

Nesta reunião o Comitê Municipal de Redução de Acidentes e de Segurança Viária apresentou planos para tornar o carnaval da cidade mais seguro e responsável, com o apoio e parceira dos órgãos de segurança e trânsito das esferas municipal, estadual e federal. O comitê trabalha desde maio de 2012, a partir do advento do decreto da Organização das Nações Unidas que declarou este período de 10 anos como a Década Mundial de Ação pela Segurança de Trânsito. De acordo com dados do Comitê, Porto Velho trabalhou bastante neste período, tendo alcançado 93% da meta de reduzir acidentes de trânsito pela metade.

De acordo com Sidney Rodrigues, a equipe de fiscalização do Detran também atuará nas ruas com trabalho intensivo em pontos estratégicos da cidade, sempre com a missão de orientar e levar mais segurança para foliões e organizadores. O organizador do bloco “Até que a noite vire dia”, Luiz Carlos Silva, enalteceu o trabalho dos técnicos Detran e da Prefeitura, destacado a competência do grupo e a importância do trabalho orientador. “Não é fácil lidar com uma multidão de pessoas todos os anos, por isso é necessária essa interação com os órgãos de segurança, para sensibilizar os brincantes da importância de se manter um espírito de diversão mais consciente e responsável consigo mesmo e com o próximo.”, afirma.

 

Leia mais:

Escola de Trânsito divulga calendário letivo de cursos para o primeiro semestre de 2019

Polícia Militar começa nesta sexta-feira execução de policiamento ostensivo para o Carnaval


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Texto: Matheus Fideles/Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Édie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo