Governo de Rondônia
28/03/2024

AUTOATENDIMENTO

Detran implanta novo sistema online para emissão de documentos de veículos; serviços estarão suspensos na segunda e terça para testes

20 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

transito-porto-velho_05-01-2016_-jeferson_mota-1-8

Frota de Rondônia é de quase 900 mil veículos

A partir da próxima quarta-feira (25), Rondônia contará com um novo sistema de emissão da documentação de veículos.  A iniciativa faz parte do projeto de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), que desde o ano passado vem se aprimorando. Os serviços de habilitação foram os primeiros a migrarem para o novo sistema, e agora é a vez dos serviços de veículos.  Segundo a Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), a frota  no estado é de quase 900 mil veículos.

Cerca de 500 servidores e credenciados foram capacitados para atuarem no novo sistema de emissão de documentos de veículos (Emissão de taxas de multas, taxas de documentação, IPVA, situação atual do veículo e pendências de documentação). A implantação do sistema acontecerá a partir das 13h30 desta sexta-feira (20) com a migração de todos os dados do sistema antigo para o DetranNet.

Na segunda (23) e terça-feira (24) os serviços referentes à documentação de veículos ficarão suspensos para que sejam feitos os testes no novo sistema; e na quarta-feira voltam à normalidade em uma versão mais moderna e ágil.  ‘‘Com isso, vamos facilitar a vida dos usuários para que não precisem se deslocar até um dos 72 postos de atendimento do Detran-RO, e ao invés disso façam o serviço através do próprio computador, tablete ou smartphone’’, afirmou.

Segundo o diretor de Habilitação e Medicina de Trânsito em Rondônia, Acássio Figueira, a modernização do Detran é fruto dos esforços do diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante; e do governador Confúcio Moura em melhorar o atendimento aos rondonienses através do uso das melhorias tecnologias.

O novo sistema faz parte de um acordo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, e começou a funcionar em abril de 2016 oferecendo agilidade na emissão de habilitação. O que, segundo o diretor, levou o Estado de Rondônia ser considerado o mais ágil do Brasil na emissão deste documento. O que antes demorava de 20 a 30 dias para ser entregue. Com o DetranNet é feito em cerca de 30 minutos.

ECONOMIA

Acássio Figueira explica migração dos serviços de documentação de veículos para novos sistema

Acássio Figueira explica migração dos serviços de documentação de veículos para novos sistema

Além da agilidade, o novo sistema também significa economia para o Estado de Rondônia. De acordo com o diretor de Habilitação e Medicina de Trânsito, antes o sistema era terceirizado e agora, com acordo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, Rondônia ganhou um sistema moderno e sem custo.

‘‘O governador Confúcio Moura sempre nos apoiou, e inclusive ele é fã de tecnologia. Ele sempre pede ao diretor-geral um Detran mas ágil, menos burocrático e com mais facilidade para o usuário e essa implantação do sistema contou com o empenho do governador, desde que ele fez o ofício para o governador do Rio Grande do Norte solicitando a doação desse sistema’’, afirmou Acássio Figueira.

O diretor destacou os avanços e vantagens que o sistema tem proporcionado ao Estado de Rondônia.  ‘‘Hoje nós vemos o resultado desse trabalho, dessa sementinha que foi plantada e que nós estamos adubando e regando, e agora vamos colher bons frutos e os frutos é que o usuário vai ter comodidade, facilidade, agilidade e autoatendimento em um sistema moderno e com a economia de recurso. Em 2016 mais de R$ 6 milhões foram economizados dos cofres públicos com esse novo sistema’’, garantiu o diretor.

DETRAN DIGITAL

Segundo Ácassio, o projeto de modernização do Detran-RO também ganhará um novo portal  com uma versão que ofereça ainda mais comodidade e facilidade para os rondonienses. O lançamento da nova plataforma deve ocorrer em cerca de 30 dias.

‘‘Isso vai permitir o acesso 24 horas no seu computador, tablete ou smartphone, através da nossa Central de Serviço Online com comodidade e até o recebimento da CNH em casa’’, reforçou Acássio Figueira.

Por enquanto, os serviços tanto de habilitação quanto de veículo podem ser acessados através do link https://www.detran.ro.gov.br/.

 

Leia mais.

Detran de Rondônia começa a emitir novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação a partir de 3 de janeiro

Detran alerta para novos valores das taxas de serviços a partir de 1° de janeiro de 2017

Detran de Rondônia se moderniza e é o primeiro em agilidade na emissão de carteira de habilitação no País


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/ Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo