Governo de Rondônia
29/03/2024

DETRAN

Detran prende mais uma quadrilha por tentativa de fraude

24 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dedicada ao combate às fraudes e manter a lisura nos procedimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Corregedoria-Geral da autarquia prendeu em flagrante, nesta terça-feira (23), Natanael dos Santos Fertonane, por tentativa de alteração de seus dados, amparado em 2 (dois) Certificados de Cursos de Condutor de Veículos, com chancela falsificada do Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT).

Área de Atendimento da Cometran ao cidadão, onde foi registrada a tentativa de fraude

De acordo com o corregedor-geral, delegado de polícia Glauco de Paula Souza, esta é a segunda vez em pouco mais de um mês que o Detran surpreende grupos criminosos tentando fraudar as ações do órgão. Ele lembra que no início do mês de junho uma quadrilha formada por Paulo R. S. L. Edinaldo C. e Alderi F. P. também foi presa em flagrante tentando liberar uma camioneta apreendida, usando uma procuração falsa. Todas as prisões foram feitas pela Corregedoria-Geral com apoio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores.

O corregedor explicou que a prisão desta terça-feira ocorreu na área de atendimento ao cidadão da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran), quando o suspeito tentou alterar os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apresentando, para tanto, dois Certificados de Cursos de Condutor de Veículos – o primeiro para transporte coletivo de passageiros (ônibus) e o segundo para Transporte de Produtos Perigosos – MOPP (carretas de produtos químicos e inflamáveis).

O delegado disse que a servidora que atendeu ao criminoso suspeitou da grosseria e das falhas detectadas nos tais certificados, e por isso acionou a Corregedoria que confirmou a fraude pela própria confissão do suspeito e determinou sua prisão com o apoio da Delegacia Especializada. Em seu depoimento Natanael dos Santos Fertonane admitiu que pagou R$ 600,00 (seiscentos Reais) a um terceiro pelos documentos, objeto da fraude. A Polícia está investigando a ocorrência e deve apresentar novos fatos em breve.

Ao analisar a ocorrência no âmbito do Detran, Glauco de Paula disse que a sociedade vive em risco constante, e que cabe aos órgãos de fiscalização e segurança adotar medidas seguras para se contrapor a essas ações e conter o ímpeto dos criminosos. “Imagine uma pessoa dessas conduzindo veículos grandes e pesados pelas cidades e pelas rodovias sem estar preparada !!!”, disse citando os riscos a que todos são submetidos no trânsito.

O diretor-Geral do Detran, coronel Neil Gonzaga, elogiou a presteza da servidora da Cometran e do corregedor Glauco de Paula, que foram providenciais e rápidos para prevenção da ocorrência dessas ilicitudes. Ele disse que é objetivo da Diretoria do órgão ampliar as ações não só da Corregedoria, mas também do órgão de controle interno, para prevenir e/ou combater qualquer tentativa de ilegalidade nos atos e nas ações do Detran.

 

Leia mais: 

Detran destaca Municipalização do Trânsito com reforço da Associação dos Municípios em Rondônia

Departamento Estadual de Trânsito vai liberar R$ 650 mil para sinalização do trânsito de Guajará-Mirim


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Édie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo