Governo de Rondônia
29/03/2024

Detran promoverá palestra em comemoração aos dois anos da Lei Seca

31 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

lei-secaEm celebração aos dois anos de existência da Operação Lei Seca, no Estado de Rondônia, o Detran promoverá palestra sobre o tema no dia 03 de abril (quinta-feira), no auditório do Ministério Público, em Porto Velho, a partir das 08:00 horas. Para ministrar a palestra e dividir experiências do assunto, foi convidado o Major Marco Andrade, Coordenador Geral da Operação Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro, pioneiro e modelo de excelência da operação no país.

A palestra, que tem como base os números registrados no Estado do Rio de Janeiro desde sua implantação, visa não só mostrar os dados positivos após a adesão das blitzes educativas, mas também alertar quanto aos perigos que podem causar a mistura de álcool e direção. Para falar dos reais riscos que o usuário de trânsito pode sofrer, também participará uma cadeirante, servidora e agente de trânsito do Rio de Janeiro, que trabalhará no intuito de demonstrar com um olhar diferenciado para os perigos que podem ser prevenidos.

Promulgada no Brasil em 2008, a Lei seca tem como maior objetivo reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados que contabilizam como maiores causadores de mortes no Brasil. Hoje um pouco mais rígida, a nova resolução prevê tolerância zero para a combinação de bebida alcoólica e volante. Como o bafômetro pode ser recusado – com base no dispositivo constitucional que dispensa qualquer cidadão de promover prova contra si- foram criados outros mecanismos para poder comprovar as alterações do condutor alcoolizado –  que são o exame clínico, perícia, vídeo ou testemunhas, lembrando que o motorista que se recusar a fazer o teste poderá ser enquadrado criminalmente.

quadro detran

Lei Seca em Rondônia

            A primeira operação realizada em Rondônia foi no dia 03 de março de 2012. Nesses dois anos de incessante trabalho já foram fiscalizados 31.170 condutores (dados até 2013) e acordo com Hugo Guilherme Correia, Diretor Executivo de Operações do Detran no Estado, essa façanha só foi possível graças a parcerias com a Cia. Independente de Trânsito da PM, Polícia Civil, agentes  e auxiliares administrativos do Detran.  “Jamais poderei deixar de lembrar que sem estas pessoas não conseguiríamos promover uma conscientização em nosso Estado, lembrando que mesmo pequena  essa equipe tem feito a diferença”, disse Hugo Correia.

            Segundo o Diretor Geral do Detran, Airton Gurgacz, com base em estudos realizados na coordenadoria de estatística do Detran/RO, cerca de 22,7% do índice de acidentes com vítimas foi reduzido no Estado desde a implantação da operação Lei Seca. “À primeira vista os números podem soar como baixos, mas se levarmos em consideração as vidas que foram preservadas, esses números são bem consideráveis”, reiterou Gurgacz.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Legislação, Rondônia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo