Governo de Rondônia
19/04/2024

ENCONTRO CFC´s

Detran reúne representantes de Centros de Formação de Condutores em Ji-Paraná neste final de semana

24 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com a finalidade de propiciar aos integrantes dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) espaço de reflexão, interação e atualização diante dos novos tempos, com foco na melhor formação do futuro motorista, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia irá promover nos dia 27 e 28 deste mês o V Encontro Anual de Centros de Formação de Condutores. O encontro será realizado no Hotel Fazenda Minuano em Ji-Paraná. O encontro terá abertura a partir das 18h de sexta-feira (27) e prossegue no sábado o dia todo.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que o V Encontro de CFC’s irá reunir cerca de 250 pessoas representantes de Centros de Formação de Condutores de Rondônia. O evento terá como foco principal a formação dos futuros condutores de veículos e a responsabilidade dos CFC´s com a formação dessas pessoas.

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o primeiro passo é procurar um Centro de Formação de Condutores, onde a pessoa irá ter aulas teóricas de legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e mecânica básica, sendo aprovada na parte teórica vai para a segunda etapa que são as aulas práticas de direção. “Os CFC’s tem um papel muito importante nesse contexto, vai além de expor o conteúdo, deve conscientizar o futuro motorista sobre a importância de se dirigir com responsabilidade, respeitando a legislação de trânsito, pois só assim vamos reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito”, ressaltou coronel Gonzaga.

Coronel Neil Gonzaga destaca como foco principal do V Encontro de CFC´s a formação dos novos motoristas

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito (Dthmet), Hassan Mohamad Hijazi, disse que outros assuntos de grande relevância também serão abordados no encontro, entre os quais a melhoria do sistema, instalação de provas eletrônicas, protocolo para facilitar o monitoramento pedagógico dos CFC’s e ainda será divulgada uma pesquisa que foi realizada pela Dthmet com pessoas que fazem o teste dentro do controle emocional.

Hassan Mohamad também falou que o V Encontro de CFC’s contará com a presença de Francisco Garonce que é doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em tecnologias na educação pela National Defense University-(Iadc), dos Estados Unidos da América. Especialista e pesquisador da área de segurança viária, trabalha voltado à educação para o trânsito. Foi o Coordenador-Geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O palestrante tem como missão conduzir estudos e apontar caminhos para que o Brasil possa alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortos no trânsito. Ele também apresenta o quadro “Segurança é Aqui, com Garonce”, no programa de TV Brasil Caminhoneiro, do SBT. Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária viaja o Brasil colhendo depoimentos dos principais atores do trânsito e dando palestras, cursos e seminários sobre a ação da educação na segurança viária no Brasil e no mundo.

Leia mais:

Detran utiliza espaço de atendimento ao usuário para conscientizar na Semana Nacional de Trânsito


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Hagnes Chediak e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo