Governo de Rondônia
25/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Detran Rondônia intensifica ações educativas de trânsito para prevenir acidentes

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Detran Rondônia destaca a importância das ações educativas em todo o Estado

Com o objetivo de orientar a população sobre legislação de trânsito e direção defensiva, visando à redução de acidentes e mortes nas vias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia tem intensificado as ações educativas em todo o Estado. Na manhã de sexta-feira (29), a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e a Polícia Militar realizaram blitz educativa na avenida Tiradentes com Rio Madeira, em Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância das ações desenvolvidas. “O resultado desse trabalho tem aparecido na redução no número de mortes no trânsito. Caiu 22,1%, saindo de 506 mortes em 2017 para 394 em 2018. O Detran tem trabalhado juntamente com outros órgãos com o objetivo de salvar vidas”.

A diretora do Dtet, Cleuza Avello Corrêa, que acompanhou toda a operação, disse que os agentes entregam material educativo aos condutores e ainda orientam os mesmos sobre a importância do comportamento no trânsito, sobre direção defensiva, medidas preventivas que evitam acidentes e, consequentemente, mortes no trânsito. “O nosso trabalho junto à sociedade é fundamental, pois levando informações de como o condutor deve agir no trânsito com certeza teremos motoristas mais cuidadosos e gentis, que se coloca no lugar do outro, pois hora somos motoristas, hora pedestres e assim por diante”.

Diretora Cleuza Avello reforça a importância dos equipamentos de segurança para ciclistas e motociclistas

Durante a ação educativa, os motociclistas que estão com o veículo regular são surpreendidos pelos agentes que propõem a troca de seu capacete velho por um novinho, afinal o motociclista deve seguir uma série de requisitos para a sua segurança e o capacete é o mais importante entre todos os itens. O Detran também incentiva o uso de capacete pelos ciclistas, apesar de não ser obrigatório em lei, mas o equipamento oferece maior proteção no caso de acidente, pois o principal objetivo do capacete é a proteção da cabeça em caso de queda.

O próprio condutor deve ficar atento às condições de seu capacete, pois em uma queda o capacete só terá a função de preservar a cabeça se estiver em boas condições de uso. O usuário deve observar se o volume de espuma que reveste o equipamento continua intacto, pois com o tempo de uso vai ocasionando uma perda na absorção de um eventual impacto.

Quando o Detran propõe a troca do capacete velho por um novo ao motociclista, é um ato de cuidado com a vida daquele condutor, cuidado este que o próprio cidadão deveria ter com a sua vida.

Os mesmos recados são dados aos outros usuários da via de forma diferenciada, mas sempre com o mesmo objetivo de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito, seja para o pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de veículo, “se cada pessoa fizer a sua parte, com certeza teremos um trânsito mais seguro e humanizado para todos”, finalizou a diretora da Dtet, Cleuza Avello.

Leia mais:

Detran Rondônia esclarece quem deve aderir à nova Placa de Identificação Veicular

Projeto de educação de trânsito apoiado pelo Detran Rondônia forma mais de 180 alunos em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo