Governo de Rondônia
27/04/2024

INSTRUTOR TRÂNSITO

Detran Rondônia parabeniza os Instrutores de Trânsito pelo seu dia

16 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Coronel Neil Gonzaga destaca a importância no contexto social do Instrutor de Trânsito na formação do condutor

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia lembra que nesta quarta-feira (16) se comemora a regulamentação da profissão de Instrutor de Trânsito. A Lei nº 12.302 de 2 de agosto de 2010 regulamentou o exercício da profissão que foi sancionada em 16 de outubro do mesmo ano, data que comemora-se o Dia Nacional do Instrutor de Trânsito.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a função do profissional Instrutor de Trânsito é fundamental na formação dos condutores de veículos automotores, “quero parabenizar a todos os instrutores de trânsito, principalmente do estado de Rondônia que fazem um trabalho muito importante que é formar condutores responsáveis, pois só assim teremos um trânsito seguro e humanizado para todas as pessoas”, disse o coronel Gonzaga.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina, Hassan Mohamad Hijazi, disse que o profissional Instrutor de Trânsito tem um papel muito importante no contexto social, basta comparar dos dados do número de habitantes e a frota de Rondônia, “basicamente de cada duas pessoas, uma tem um veículo”, afirmou Hassan Mohamad.

Segundo dados divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Rondônia tem 1.757.589 habitantes. Dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran Rondônia mostram que o Estado tem uma frota de 1001.524 veículos e 753.146 mil pessoas habilitadas.

O Controlador regional de Trânsito, Francisco Carlos Nascimento destacou a importância de ensinar teoria e prática para os alunos

Na manhã desta quarta-feira, a Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina fez uma comemoração alusiva ao dia Nacional do Instrutor de Trânsito, no Parque dos Tanques em Porto Velho, local onde são realizados os exames práticos.

Na ocasião, o Controlador Francisco Carlos da Silva Nascimento disse aos profissionais presentes sobre a importância da qualidade dos serviços que prestam aos alunos e destacou o papel de cada Instrutor de Trânsito ao lecionar aulas de legislação e de direção defensiva, onde o aluno deve entender o seu papel na via.

A vice-presidente da Associação das Autoescolas de Rondônia, Wanda Salvatierra Santos, agradeceu os diretores do Detran e falou da importância da autarquia manter parceria com a Associação das Autoescolas e disse, “nos das autoescolas estamos empenhados em cumprir o que está no manual do instrutor, conforme determina o Contran”, destacou.

Durante o evento teve sorteios, onde todos os Instrutores de Trânsito concorriam, inclusive os que não estavam presentes.

Leia mais:

 Detran Rondônia prepara reportagens especiais em comemoração aos 33 anos de criação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles/Edie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo