Governo de Rondônia
26/04/2024

OUTUBRO ROSA

Detran Rondônia promove blitz educativa alertando sobre a prevenção ao câncer de mama em Rolim de Moura

18 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira destacou a importância da prevenção no combate ao câncer de mama durante a Blitz Cor de Rosa em Rolim de Moura

A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo conscientizar as mulheres à prevenção do câncer de mama, sendo o segundo tipo que mais acomete pessoas do sexo feminino, representando cerca de 25% de todos os cânceres que atingem mulheres brasileiras. A campanha clama pela participação de órgãos públicos e privados, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia participa efetivamente do movimento social em prol das mulheres de Rondônia.

Na manhã desta sexta-feira (18), a Ciretran de Rolim de Moura realizou blitz educativa no trânsito da cidade, que foi intitulada de “Blitz Cor de Rosa”, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga, disse que a campanha “Outubro Rosa” é muito importante, pois alerta as mulheres para que façam a prevenção e elogiou a iniciativa dos profissionais da Ciretran de Rolim de Moura, que estão trabalhando em parceria com a Associação Mulheres de Lenço e, ainda, contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran), além do apoio da imprensa local, que divulgou a ação para que mais pessoas tivessem conhecimento.

A diretora adjunta do Detran, sargento PM Benedita Oliveira, e o assessor Moacyr Bastos Ribeiro Filho estiveram participando da “Blitz Cor de Rosa” em Rolim de Moura, onde foram para a rua abordando os carros e falando diretamente com as mulheres e, também, com os homens que podem orientar suas companheiras, mães, filhas, enfim levar informações ao maior número de mulheres possíveis.

Coronel Neil Gonzaga, disse que Detran Rondônia apoia campanha “Outubro Rosa”, Ciretran de Rolim de Moura foi as ruas alertar sobre a importância de se prevenir contra a doença

De acordo com Benedita Oliveira, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) são estimados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama neste ano de 2019, somente no Brasil. “Uma média de 56 casos para cada 100 mil mulheres, por isso a importância de trabalharmos a prevenção da doença”. Ela também elogiou o desempenho dos servidores da Ciretran de Rolim de Moura, que sempre trabalham comprometidos com as ações que salvam vidas, seja no trânsito, de forma educativa e repressiva, e também nas ações sociais a exemplo da campanha “Outubro Rosa”.

SINTOMAS DA DOENÇA

As mulheres devem ficar atentas aos sintomas que podem indicar câncer de mama, que são: nódulo endurecido e indolor, pele da mama avermelhada, assemelhada com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)

Vários fatores estão relacionados ao desenvolvimento de doenças entre as quais, envelhecimento, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e falta de atividade física. Estudos apontam que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados os hábitos mencionados acima.

Leia mais:

 Militares femininas engajadas durante a campanha Outubro Rosa, em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Moacyr Bastos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo