Governo de Rondônia
24/04/2024

HOMENAGEM

Detran Rondônia promove blitz educativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

09 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Dados estatísticos comprovam que mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia realizou uma série de atividades educativas de trânsito nos últimos dias em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8).

Durante as ações educativas, o público masculino e feminino foi orientado sobre a importância de se obedecer à legislação de trânsito e as mulheres foram agraciadas com lembrancinhas, como chocolates, sacolas porta lixo para veículos e material educativo.

Na manhã desta segunda-feira (9) a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) promoveu blitz educativa na avenida Pinheiro Machado, nas imediações do banco Bradesco, no bairro São Cristóvão, em Porto Velho, para finalizar a ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“A mulher deve ser lembrada todos os dias, mas a data específica é uma forma de reforçar o papel das mulheres na sociedade, no mercado de trabalho, enfim, em todas as áreas”, disse a diretora da Dtet, Cleuza Avello Correa.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, que esteve acompanhando a ação educativa desta segunda-feira, destacou o papel da mulher no contexto social e suas conquistas no decorrer do tempo e citou a mulher no trânsito, na condição de condutora, seja de carro ou motocicleta.

Segundo o coronel Neil Gonzaga, dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), que recebe a apura dados baseados nos boletins e registros das polícias Civil e Rodoviária Federal do Estado de São Paulo, comprovam que as mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito. Em 2017 somente 6,4% dos acidentes ocorridos no Estado de São Paulo foram praticados por mulheres contra 93,1% do sexo masculino.

ANUÁRIO 

Dados Estatísticos do Anuário de 2018 produzido pela Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran Rondônia mostram que ocorreram 16.417 acidentes de trânsito com vítimas no Estado, dos quais 12.250 eram veículos conduzidos por pessoas do sexo masculino e 3.967 eram veículos conduzidos por mulheres, outros 200 acidentes registrados no Anuário não foram informados o sexo do condutor. “A mulher é mais atenta no trânsito e por isso se envolve menos em acidentes”, destacou o diretor geral do Detran Rondônia.

Participaram da ação educativa, agentes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que são parceiros do Detran Rondônia nas ações educativas e repressivas.

Leia mais:

Termina neste mês o prazo para o credenciamento de clínicas do trânsito junto ao Detran

Detran Rondônia disponibiliza Carta de Serviços ao Cidadão

Detran realiza leilão de veículos apreendidos na regional de Vilhena

Detran leiloa mais de 900 veículos apreendidos nesta terça e quarta-feira na regional de Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo