Governo de Rondônia
29/03/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Detran vai instituir o Dia “D” de ações educativas de trânsito em Rondônia

04 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizadas ações educativas em todas as unidades do Detran

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia tomaram a iniciativa de promover o Dia “D” de ações educativas de trânsito em todas as unidades da autarquia no Estado. A ação foi desenvolvida no dia 25 de outubro em comemoração aos 33 de aniversário da instituição que foi criada por meio da Lei nº 134 e publicada no diário nº 1175 no dia 21 de outubro de 1986.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a ideia nasceu de forma espontânea na Coordenadoria de Qualidade (Cquali) setor que trabalha exclusivamente com os servidores e que ganhou adesão de todos os servidores das Ciretrans e Postos Avançados do Estado, “por amor ao Detran e a população de Rondônia os servidores abraçaram o Dia “D” de ações educativas de trânsito e produziram lembrancinhas, materiais educativos e faixas, e foram para as ruas fazer ações educativas, foi uma onde de conscientização que partiu de forma voluntária dos servidores”, ressaltou o coronel Neil Gonzaga.

“Diante da adesão dos servidores, eu vou instituir o Dia “D” de ações educativas de trânsito, para que seja realizado todos os anos na semana em que o Detran faz aniversário de criação”, afirmou o diretor geral do Detran.

A chefe da Ciretran de Alto Alegre dos Parecis, Josiane da Silva Souza Fernandes, disse que o Dia “D” foi uma experiência muito boa para os servidores e que todos se empenharam na produção do material a ser utilizado nas ações. “Nos unimos e produzimos 150 sacolinhas porta lixo para carro, um servidor colocou à disposição uma máquina de costura que ele tinha em casa e nos revezamos na confecção, foi muito interessante porque todos contribuíram de alguma forma”, disse Josiane Fernandes.

Todas as sacolinhas porta lixo foram distribuídas para os condutores nas ações realizadas na cidade de Alto Alegre dos Parecis. Josiane também falou sobre a importância de o diretor geral do Detran instituir o Dia “D” de ações educativas de trânsito, afirmando que este ano foi ótima a ação, mas que em 2020 vai ser ainda melhor e quem ganha com isso é a sociedade.

Servidores da Ciretran de Alto Alegre dos Parecis produziram sacolas porta lixo para os condutores

O chefe do Posto Avançado do 5º Bec, Geraldo Ronconi Júnior também falou sobre a importância do Dia “D” de ações educativas promovidas pelos servidores do Detran. “Aqui no Posto Avançado nós temos somente dois servidores, mesmo assim conseguimos fazer o selo e brindes para as ações, foi um movimento de união e com a instituição do Dia “D” vai ser muito importante” destacou Geraldo Ronconi.

Em Porto Velho, ocorreram muitas ações dos servidores da Diretoria Administrativa e Financeira e dos colaboradores da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito que contaram também com a colaboração de servidores de outros setores. A ação educativa contou com os agentes que trabalham na Lei Seca e foi realizada em dois pontos da cidade no período noturno, sendo na Avenida Migrantes e Avenida Governador Jorge Teixeira, região central de Porto Velho.

Posto Avançado do 5º Bec produziram material educativo

Durante a blitz educativa, os servidores distribuíram material educativo direcionado à segurança dos motocicletas que são as maiores vitimas de acidentes de trânsito em Rondônia, representam cerca de 70% dos acidentados que dão entrada no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.

Além da distribuição do material educativo, os servidores explicavam aos condutores de motocicletas e veículos a importância de um trânsito seguro para todos e ainda ofereciam água mineral aos condutores que ficavam surpresos com a ação educativa do Detran.

O Dia “D” de ações educativas de trânsito foi realizado em todas as unidades da autarquia no Estado. A ação foi desenvolvida no dia 25 de outubro com atividades no período da manhã, tarde e noite. Os servidores ligados à direção geral do Detran se uniram para distribuir rosas na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho.

A Ciretran de Ariquemes desenvolveu palestras e atividades educativas para alunos da pré-escola ao 8º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Dias na área rural.

As atividades tiveram como objetivo orientar e conscientizar crianças para que aprendam as regras básicas de trânsito, foi falado das responsabilidades de cada um e o seu papel enquanto passageiro e pedestre, ressaltando a necessidade de usar sempre o cinto de segurança em qualquer trajeto e sobre a importância dos itens de segurança.

Diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga agradeceu o empenho de todos os servidores que surpreenderam na confecção do material produzido e nas ações realizadas.

O aniversário de 33 anos do Detran ficará para a história, pois contou com a participação efetiva de todos os colaboradores, seja na capital ou no interior, as ações foram realizadas e registradas em fotos e enviadas para o Detran em Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano e Alvino Neto
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo