Governo de Rondônia
29/03/2024

BOVINOCULTURA

Dia de Campo em Cerejeiras destaca importância da silagem e melhoramento genético na pecuária leiteira

12 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O dia de campo sobre Pecuária Leiteira realizado no Sítio Grão de Ouro, localizado na linha 4, km 4, do 3ª para o 4ª eixo, de propriedade do produtor rural Alceu Ghisi, no município de Cerejeiras, reuniu mais de uma centena de produtores rurais e pessoas interessadas na produção de leite da região.

 

Para melhorar a alimentação do rebanho os produtores produzem silagem.

Organizado em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o evento objetivou conscientizar os produtores de leite sobre a importância da atividade como fonte de renda na pequena propriedade, bem como a utilização da silagem na alimentação.

Durante as atividades os participantes puderam ouvir palestras sobre os temas como: alimentação (uso da silagem), melhoramento genético e qualidade do leite. O gerente da Emater local, Sandro Malta, destacou a importância desses temas que, segundo ele, “aliados a uma boa gestão, geram lucro certo para a propriedade.”

Ainda durante as atividades, o extensionista da Emater-RO, Pedro Paulo, apresentou a propriedade ao público presente, explicando que a propriedade vem passando por uma transformação. “Antes da aplicação das tecnologias eles produziam em média 80 litros/dias, hoje, com eles fazem uso das novas tecnologias e contam com um trator de pneu e 40 matrizes de raça leiteira. Contam ainda com uma produção de 160 toneladas de silagem para ser usada neste período da secas e, com auxílio de manejo de pastagens, estão produzindo 250 litros/leite/dia, de uma média de 10 litros/dia/vaca.”

O Dia Especial contou com a participação de autoridades locais e representantes de instituições parceiras. Para encerrar as atividades o supervisor regional da Emater-RO, Ênio Milani, falou da atual situação da atividade do leite no Brasil e a prefeita Lisete Marth destacou a importância da parceria entre a prefeitura e Emater nas atividades voltadas para o produtor rural.

Leia mais:

 Piscicultores são capacitados durante o Dia de Campo realizado em Theobroma

 Recolhimento de embalagens de agrotóxico é destaque no Dia de Campo Limpo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo