Governo de Rondônia
20/04/2024

CAFEICULTURA

Dia de Campo reúne mais de 200 produtores rurais em Candeias do Jamari

01 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dia de Campo foi um incentivo para os cafeicultores e interessado no cultivo da cultivo da cafeicultura.

Cafeicultores e interessados no cultivo de café clonal participaram, no último final de semana, de um dia especial dedicado às práticas culturas do café clonal. O evento foi promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) com o objetivo de levar informações e sensibilizar o público participante sobre a importância econômica, social e ambiental com a utilização de tecnologias e técnicas adequadas.

Candeias do Jamari é uma cidade com uma população de pouco mais de 25 mil habitantes, que cresceu localizada no cruzamento da BR-364 com o Rio Candeias, de onde lhe originou o nome.

Distante 26 quilômetros da capital, Porto Velho, o município começou a expandir-se na década de 70 com atividades voltadas para a agricultura, comércio e turismo. Hoje, concentra sua economia no setor primário, com foco no extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças.

O cultivo do café está sendo revitalizado na região e vem ganhando força junto aos agricultores que acreditam na potencialidade do café clonal. O município conta hoje com uma área de 255 hectares de café plantado, com uma produção de 382 toneladas e uma produtividade média de 1.498 quilos/hectare. A realização do Dia de Campo foi um incentivo para quem tem interesse em iniciar sua lavoura e uma oportunidade para aqueles que já investem na cultura do café conhecerem as técnica e práticas para uma boa produção e produtividade.

O dia de campo sobre café clonal foi realizado no quilômetro 18 da Linha 43, propriedade de Paulo Sérgio Zeferino do Amaral, reunindo mais de 200 pessoas em quatro estações que apresentaram temas como: qualidade do café, diversidade genética na lavoura cafeeira, pragas que acometem a lavoura, e preparo do solo.

Na oportunidade foi realizada a entrega de equipamentos agrícolas adquiridos com recurso parlamentar sendo: oito tratores agrícolas, oito carretas agrícolas, oito grades, uma patrol, uma pá carregadeira e um tanque de leite. Esses equipamentos servirão de apoio ao desenvolvimento agropecuário na região.

Leia mais:

ABCZ e Emater oferecem curso de avaliação de touros em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo