Governo de Rondônia
28/03/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Dia do Basta é realizado em unidade socioeducativa

26 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2° Dia do Basta. Unidade provisoria socioeducativa 23.05.2014O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou na última sesta-feira (23), o segundo Dia do Basta na Unidade Masculina de Internação Provisória (Uimp), da qual participaram 20 jovens que ali se encontram em custódia provisória do estado.

“O principal é a conscientização de toda uma realidade social e da capacidade que cada ser tem em sua individualidade, sem contar do apoio espiritual que todos nós precisamos. Ter um norte espiritual é uma necessidade do homem em sua construção social” diz o gerente geral do sistema socioeducativo, Austrinho Alves.

O evento acontece para a conscientização dos adolescentes que ali estão por conflitos com a lei, com palestras motivacionais abordando temas que vão desde o convívio familiar às novas perspectivas de vida após internação. As parcerias entre a Secretaria de Justiça, Uimp, Igreja Nova Aliança e Ezequiel (Um ex-detento do Estado, que após passagem pelo sistema prisional, teve um processo de ressocialização bem sucedido).

Segundo o diretor da unidade, Alexandre Lopes, essas ações que são realizadas dentro unidade, faz com que os adolescentes parem para uma reflexão dos atos que cometeram e também para uma aproximação da família, que estão presentes nos encontros. E tudo só é possível graças à equipe “C”. Essa é a única equipe que não muda na escala de plantão, estão sempre juntos, para se organizar na parte de ressocialização, trabalhando como socioeducador e na criação de projetos para unidade.

“Eu sou muito abençoado ao ter pessoas do meu lado comprometidas com a ressocialização. Isso não iniciou hoje. É algo recente de 2013, mas estamos dando seqüência graças à equipe C”, diz o formando em pedagogia e chefe de equipe, Wellington Teles.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Assessoria - Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo