Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Dia do Diretor Escolar é comemorado hoje

12 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

No dia 12 de novembro comemora-se o Dia do Diretor Escolar. A dedicação desse importante gestor é essencial para o futuro da educação em Rondônia, ainda mais na atual gestão do governador Confúcio Moura que implantou a gestão democrática  na rede estadual de ensino, que passou a eleger, através do voto da comunidade escolar.

O diretor não representa apenas a autoridade da escola, nem o administrador cada vez mais eficaz, como se deseja para o sucesso de uma empresa. O diretor tem de dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condição para alcançá-la.

Além disso, o gestor escolar deve manter um diálogo aberto com professores, funcionários, alunos e pais, garantindo o direcionamento do projeto pedagógico na escola, a homogeneidade de conteúdos programáticos entre as turmas, ter bom trânsito nas diretorias de ensino e na secretaria da Educação.

Há também a parte administrativa da escola como a gestão de recursos, a atribuição de aulas. E para desempenhar todas essas funções com competência é preciso saber articular capacidade administrativa, pedagógica, de recursos humanos e política. A sensibilidade do profissional às demandas de sua comunidade escolar e a permanente abertura à discussão também são pontos fundamentais.

Por tudo isso que o diretor escolar representa, o secretário estadual de educação, Emerson Castro, parabeniza a todos os diretores, enfatizando que este dia “é um marco para o reconhecimento desse personagem insubstituível e fundamental para a estrutura de toda escola. Parabéns a todos os diretores da rede estadual de ensino”. 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo