Governo de Rondônia
Quinta, 27 de fevereiro de 2020

VALORIZAÇÃO

Dia do Servidor Público será comemorado com ações integradas nos municípios de Rondônia

21 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

 

Servidores de Rondônia serão premiados através de ideias para melhorar atendimento ao público

Servidores públicos de Rondônia terão acesso a capacitação e atividades de lazer

As comemorações do Dia do Servidor Público antes festejadas de forma isolada ou apenas na Capital, este ano ganhará um novo formato. Uma comissão foi formada para congregar as ações que visam valorizar aqueles que colaboram para uma gestão pública eficiente em Rondônia. As atividades terão início na segunda-feira (24) em todos os municípios do Estado.

‘‘A ideia é valorizar todos, integrar a todos mesmo que as ações sejam diferentes, mas que o pensamento seja o mesmo e que todo mundo se sinta prestigiado e homenageado nesta data que é comemorado o Dia do Servidor, no dia 28, mas haverá ações durante a semana toda’’, afirma a supervisora de formação de gestores públicos da Superintendente Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) Ceiça Pinheiro.

De acordo com a supervisora, a mudança na forma de comemorar o Dia do Servidor Público foi uma sugestão do governador Confúcio Moura. ‘‘O governador Confúcio Moura é o nosso maior exemplo de servidor público porque ele é incansável, então a gente tem feito tudo não por ele, mas porque a gente entendeu a proposta dele. Em função do pensamento dele é que a gente convergiu às ações integradas porque ele só tem pensamento sistêmico, não tem pensamento isolado. Tudo isso é um anseio dele, que a gente se congregue, celebre junto’’, destaca.

PREMIAÇÃO

A programação será diversificada, inclui atividades de capacitação, saúde, cultura e lazer, mas o momento mais aguardado é o da revelação dos ganhadores da 3ª edição do Prêmio Boas Ideias que acontecerá na quarta-feira (26) e contará com a presença do governador, idealizador do projeto. E é o próprio cidadão quem escolherá as ideias vencedoras através de votação pelo site www.boasideias.ro.gov.br.

A escolha da proposta mais interessante para melhoria do serviço público oferecido pelo governo de Rondônia pode ser feita até a terça-feira (25). De acordo com Ceiça Pinheiro, este ano cerca 400 ideias foram propostas, o que representa o triplo de participações em comparação à primeira edição do evento.

Serão entregues aos três primeiros colocadas prêmios em dinheiro no valor de R$ 13 mil (1° lugar), oito mil (2° lugar) e seis mil (3° lugar), além da menção honrosa. ‘‘ A ideia do prêmio é ouvir as sugestões do servidor em prol de quem está do outro lado precisando de um atendimento melhor, mais ágil, ter um acesso melhor, ter as suas queixas e suas sugestões atendidas’’, afirma Ceiça.

RECONHECIMENTO

Ainda na quinta-feira (26) haverá inauguração do Salão Nobre no 11ª andar do Palácio do Governo em homenagem a professora da rede estadual de ensino de Rondônia Rosilda Shockness, falecida no ano passado. Rosilda é considerada uma referência de servidora por fazer a diferença no serviço oferecido ao público. Todas as atividades da Semana do Servidor Público procura trazer uma reflexão sobre o papel desses profissionais na gestão do Estado.

‘‘O que eu entendia por servidor público até 2011, quando era da iniciativa privada era muito diferente do que entendo hoje. Eu entendi a importância do nosso papel de cidadão em relação ao outro, fazer aquilo que o outro precisa que seja feito e fazer da melhor maneira. Ser servidor público é uma responsabilidade social muito grande. Eu estou muito feliz em está nesse papel hoje’’, garante a supervisora.

ATIVIDADES

Cerca 50 atividades são preparadas para a Semana do Servidor Público em Rondônia. Na Capital, os servidores terão acesso a serviços como atendimento jurídico, massagem, corte de cabelo e maquiagem. Durante a semana haverá exposição de artesanato no pátio central do Palácio do Governo. O evento também será uma oportunidade de conscientização e capacitação dos servidores através de palestras e cursos.

Na segunda-feira (24) haverá palestra com o tema: Violência contra a mulher no contexto sócio familiar e profissional. Enquanto que na quarta-feira (26), o tema será Saúde Emocional e autoestima do servidor. Na terça-feira (25), os servidores serão convidados a atualizar a vacinação e na quinta-feira (27) haverá campeonato de xadrez.

Outras atividades também estão programadas para o interior do Estado. Em Ariquemes, haverá competições esportivas e palestras com temáticas como ‘‘Autoestima no trabalho’’ e ‘‘Doença Psicossomática relacionada ao trabalho’’. Em Vilhena, também haverá palestras com as seguintes temáticas: ‘‘Conscientização sobre doação de sangue’’ e ‘‘Stress e motivação’’. Além de atividades ao ar livre como zumba e ginástica.

Em Ouro Preto do Oeste, a semana começará com ginasta laboral, também haverá palestra motivacional e sobre a prevenção aos sintomas de ansiedade e depressão. As mesmas temáticas serão apresentadas nos municípios do Vale do Paraíso, Mirante da Serra e Nova União.


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Cursos, Educação, Evento


Compartilhe