Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Dia do Soldado é comemorado com a formatura de 296 sargentos da Polícia Militar de Rondônia

28 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Formatura foi realizada em frente ao Comando Geral da PM, em Porto Velho

 

A celebração do Dia do Soldado, 25 de agosto, ocorreu em Porto Velho com a formatura de 296 3º sargentos da Polícia Militar de Rondônia, realizada no pátio do comando-geral da corporação, na avenida Tiradentes. Com dezenas de familiares dos formados, a solenidade contou com a presença do governador Confúcio Moura e do vice-governador Daniel Pereira.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araújo, ao abrir o evento disse que a formatura resulta do maior curso de formação de sargentos na história da Polícia Militar de Rondônia, realçando ser uma das tantas contribuições do atual governo que proporcionaram o reconhecimento do trabalho dos policiais militares, o que está “garantindo o fluxo de carreira e permitindo as promoções dos integrantes da corporação.”

O reconhecimento veio também do deputado Jesuíno Boabaid, cujo nome denomina a turma diplomada na noite de sexta-feira,25. “Nunca um governo tratou tão bem a Polícia Militar como agora. Esta turma, governador, tem grande apreço pelo senhor”, disse o deputado, revelando que muitos dos formandos tem 18 anos de atuação na PM. Agradecendo ao governo e ao comando da instituição pelas realizações e bom diálogo, Jesuíno disse se sentir honrado em levar o nome da turma.

No evento, foram promovidos oito oficiais ao posto de tenente-coronel; dois oficiais ao posto de capitão e 24 sargentos à graduação de subtenente. Ao todo, foram 292 policiais militares promovidos, com atuação em diversos municípios de Rondônia.

Os três primeiros colocados no curso receberam lembranças e as insígnias colocadas pelo governador e secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano. O 1º colocado, o agora 3º sargento Dione Marciano Klassen, obteve nota 98,67; o 2º colocado, Silvano Ferreira Lima, obteve 97,97 e o 3º, Djeison Zimmerman Mota, também conquistou 97,97. O Curso de Formação de Sargentos (CFS) exigiu mais de cinco meses de preparação.

O governador Confúcio Moura disse que todos estão aprovados com louvor, parabenizando pelo esforço de cada um. O governador disse também que a Polícia Militar precisa atuar cada vez mais em parceria com a sociedade, destacando que a sociedade muda e avança a cada ano.

“O crime também avança a cada momento. Há crimes cada vez mais agressivos e difíceis de esclarecer, e há uma necessidade muito grande dos novos policiais estarem permanentemente se aperfeiçoando em cursos ordinários no quartel, ou por literatura ou no computador de casa. É preciso conversar, buscar apoio em todos os lugares, particularmente nas escolas e comunidades, e no comércio, para que possamos fazer um trabalho de segurança pública verdadeiramente eficiente. É preciso a construção de uma polícia parceira, tendo vários aliados na cidade onde vocês trabalham”, disse Confúcio Moura.

O governador anunciou, para outubro, o Curso de Formação de Cabos à distância, que dará oportunidade de muito soldados obterem promoção. Ele também registrou o trabalho do vice-governador Daniel Pereira e equipe para a implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela Polícia Militar, cuja lavratura começou a ser gradualmente adotada, provocando mais agilidade e menor custo no registro de crimes de menor potencial ofensivo.

O secretário Lioberto Caetano disse ser orientação do governo Rondônia ter uma Polícia Militar que possa interagir cada vez mais com a sociedade, parabenizou a todos pela “labuta diária” e expressou a vontade de que a instituição seja cada vez mais fortalecida.

O comandante-geral da PM, coronel Ênedy Dias, disse que o avanço na segurança pública é constante, citando a criação do Programa de Prestação Voluntária de Serviço Administrativo, com processo de seleção em andamento para contratação de jovens entre 18 e 23 anos, o que reforçará a atividade operacional colocando nas ruas os policiais que hoje fazem serviços administrativos.

O comandante citou também a aprovação de lei, de autoria do executivo estadual, que institui o ingresso de policiais militares somente com nível superior, sendo bacharel em Direito para oficiais e graduação em qualquer área para praças.

BALANÇO

Nos primeiros 7 meses do ano, a Polícia Militar registrou em Rondônia 38.938 atendimentos ao público, prendeu 1.800 foragidos da justiça, recuperou 1.699 veiculos roubados ou furtados e apreendeu 764 armas de fogo.

O dia 25 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Soldado porque é a data de nascimento do marechal Luiz Alves de LIma e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exercito.

“Ele foi um dos mais importantes militares e estadistas do Brasil. Reverenciá-lo é uma forma de cultuar a todos que, por amor à pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro”, disse o coronel Ênedy Dias.

O dia foi celebrado ainda com a execução do hino de Rondônia e canção da Polícia Militar pela banda da corporação; palavras da oradora da turma, sargento Cristina Ribeiro de Queiroz; confraternização dos formandos com seus familiares; entrega de medalhas e homenagem ao diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva.

Veja galeria de fotos das formaturas dos PMs e dos bombeiros militares

Leia mais:

 Corpo de Bombeiros comemora Dia do Soldado com promoções e homenagens em Porto Velho

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo