Governo de Rondônia
18/04/2024

BOVINOCULTURA

Dia Especial apresenta melhoramento genético de rebanho leiteiro em São Domingos do Guaporé

28 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O 3º Dia Especial sobre pecuária leiteira realizado na fazenda Buraco Fundo, de propriedade do produtor rural Lourival Caetano, em São Domingos do Guaporé, mostrou aos participantes como é possível obter excelentes resultados quando as orientações técnicas são seguidas à risca. Orientado pela Emater-RO desde 2008, o produtor, mais conhecido como “Goiano da Melancia”, vem se destacando entre as propriedades rurais da BR-429 pela produção de leite a pasto.

Produtividade de 13,2 litros/vaca, podendo chegar a 19,5/litros/vaca nos picos de lactação.

Localizada no quilômetro 30 da linha G, na região de São Domingos do Guaporé, a fazenda Buraco Fundo é modelo de propriedade sustentável. “Mesmo com a crise atual do leite o senhor Lourival continua a empreender associando a sua fazenda a Associação Brasileira de Criadores de Girolando”, diz o extensionista da Emater-RO, Geraldo Ferreira Filho.

A produtividade obtida com o rebanho atualmente é de, em média, 13,2 litros/vaca, podendo chegar a 19,5/litros/vaca nos picos de lactação e a produção diária é de 900 litros de leite com apenas 46 animais em duas ordenhas e uma taxa de lotação de sete Unidades Animal (UA) por hectare.

“Esses resultados só foram possíveis graças ao assessoramento que recebe constantemente da Emater-RO que, desde 2008, vem implementando um projeto sólido focado na melhoria genética do rebanho e melhorias das pastagens como: reforma com sistema integração lavoura pecuária, produção de silagem e manejo de pastagens rotacionado”, explica Geraldo.

Com a assistência técnica da Emater-RO e as orientações repassadas pelos extensionistas que assistem a propriedade o produtor vem colhendo bons frutos com o investimento que vem fazendo. Através do Projeto Inseminar – programa de governo que visa à melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro no estado – foram registradas 212 matrizes em diferentes graus sanguíneos e a meta é, até 2021, fazer a reforma dos 121 hectares da fazenda.

Leia mais:
Rondoleite, em Ji-Paraná, consolida Fórum Estadual de discussão da qualidade do leite rondoniense


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Capacitação, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo