Governo de Rondônia
Sábado, 06 de março de 2021

BOVINOCULTURA

Dia Especial mostra técnicas de manejo de pastagem irrigada em Vilhena

01 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de melhorar o nível tecnológico das propriedades que desenvolvem atividade na pecuária leiteira na região do cone sul de Rondônia, a Emater-RO realizou, no último dia 27 de outubro, um Dia Especial sobre Manejo de Pastagem Irrigada. A atividade foi realizada no sítio Nasfly, situado na Linha 155, Lote 17, Cascalheira, no município de Vilhena, de propriedade do produtor rural Natalino Almeida de Souza.

Técnicas utilizadas na propriedade e resultados com assistência técnica.

Segundo os extensionistas da Emater-RO/Vilhena que coordenaram a atividade, essa propriedade conta hoje, com 16 vacas para ordenha e uma produção de 220 litros de leite/dia. Isso dá uma média de 13,75 litros de leite/dia/vaca, uma média considerada excelente para os padrões de Rondônia e a ação visou, principalmente, solucionar o problema da alimentação do rebanho no período de estiagem e elevar a produção de leite na região.

A pastagem irrigada é uma das alternativas utilizadas para incrementar a produção de carne e leite na propriedade e, consequentemente, aumentar o lucro gerado com a atividade. Entretanto, o manejo da pastagem irrigada não era levado em consideração e, sem o manejo adequado o resultado pode não ser aquilo que se esperava.

Desde que foi implantada a utilização dos diversos sistemas de manejo, seja nas pastagens ou em qualquer outra cultura, a preocupação era única e exclusivamente com o equipamento a ser utilizado. Porém, com tempo e com as inovações tecnológicas no mundo, percebeu-se que o manejo da irrigação era uma das atividades mais importantes para favorecer o manejo racional do sistema de produção animal.

A irrigação da pastagem, além de reduzir custos de produção, diminui o tempo gasto para alimentar o rebanho, principalmente quando comparada a alternativas de suplementação na estiagem. O motivo? utilização de uma área menor, além do uso de água de baixa qualidade e possibilidade de prolongar o período de pastejo durante a estação seca.

Durante o Dia Especial os extensionistas da Emater-RO procuraram mostrar aos participantes as técnicas utilizadas na propriedade e os resultados que o produtor vem obtendo com as orientações e assistência recebida. Cerca de 100 produtores rurais advindos de vários municípios do Cone Sul do estado assistiram a palestras sobre manejo de pastejo rotacionado, implantação de irrigação e adubação das pastagens, entre outros.

A parceria com empresas da iniciativa privada foi essencial para o bom desempenho da ação que contou ainda com a presença de autoridades e técnicos da área.

Leia mais:
Técnicas de bovinocultura de corte despertam interesse em mais de 300 pessoas da região do Vale do Guaporé


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Evento, Tecnologia


Compartilhe