Governo de Rondônia
26/04/2024

INOVAÇÃO

Dia especial sobre pecuária leiteira reúne produtores e agricultores em Rolim de Moura

30 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 200 pequenos produtores de leite e agricultores da Zona da Mata participaram na sexta-feira (26) do dia especial sobre pecuária leiteira na Linha 176, km 05, na propriedade de 75 hectares dos irmãos Rivelino Pereira e Nicodemos Pereira, considerada propriedade modelo, no município de Rolim de Moura.

Produtores de leite atentos às novas técnicas para melhorar a produção

Produtores de leite atentos às novas técnicas para melhorar a produção

O evento realizado pela Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), que assiste esta propriedade modelo há mais de seis anos, levou aos pequenos produtores da região novos conhecimentos sobre a pecuária leiteira, através de palestras sobre Sistema manejo de pastagem e Sistema Rotacionado, com o engenheiro agrônomo, com Isaque Fogaça; e Resultados/Custo Produção e Economia da Propriedade, com o zotecnista Anderson Kuhl.

O objetivo do evento foi  capacitar o pequeno produtor rural com novas técnicas de manejo de pastagem com irrigação e a utilização e recuperação mais rápida do solo, utilização de suplementação mineral, fertilizantes e melhorar a qualidade de alimentação animal, higienização na ordenha aumentando a produção e diminuindo os custos.

A propriedade dos irmãos Rivelino e Nicodemos Pereira foi escolhida porque já é considerada modelo não só na região da Zona da Mata como para todo Estado de Rondônia. Os irmãos Pereira trabalham com 30 animais e produzem diariamente 470 litros de leite com 4,84 hectares de pastagem, o que é considerado uma grande quantidade de leite em uma área pequena para 30 animais.

“Este é o resultado do manejo e pastagem dentro das técnicas que a Emater-RO orienta a estes produtores”, afirmou o engenheiro agrônomo, Isaque Fogaça.

Participaram do dia especial sobre pecuária leiteira: Albertina Maragoni, coordenadora regional Emater-RO; Marcelo Santos Lages, gerente regional da Emater-RO; José Arimateia, diretor-técnico Emater-RO; Francisco Coutinho Mendes, vice-presidente da Emater-RO; Luiz Claudio, deputado federal, entre outras autoridades.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo