Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado na Secretaria Estadual de Educação

03 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, foi celebrado pelo Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (NEE/Seduc) e foi objeto de um trabalho de conscientização em todos os setores da Seduc na última segunda-feira.

Secretária Adjunta, Conceição Alves (C), recebe o símbolo em comemoração ao Dia do Autismo

A chefe do Núcleo de Edcuação Especial, professora Heluizia Lara, disse que os transtornos do especto autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro e o importante é que as pessoas saibam lidar com elesc.

Lara destaca que a data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica, que hoje afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com a finalidade de alertar os governantes e as sociedades sobre a causa e ajudando a derrubar os preconceitos das pessoas portadoras de autismo.

A cor que simboliza o Autismo é o azul e tem servido de referência para as pessoas que trabalham em prol das pessoas portadoras do Autismo.

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Leia também:

Sistema Administrativo de Apoio Pedagógico é lançado em Ouro Preto do Oeste

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo