Governo de Rondônia
28/03/2024

MEMÓRIA VÍTIMAS

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, Detran anuncia redução no número de mortes em Rondônia

14 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Detran trabalha com simulações de acidentes para conscientizar a população sobre acidentes e mortes no trânsito

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é lembrado sempre no terceiro domingo de novembro de cada ano e foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste ano, a data será lembrada neste domingo (17).

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), informa que o número de vítimas mortas em acidentes de trânsito em Rondônia teve redução significativa conforme dados do Anuário de Estatística de Trânsito de 2018 do Detran, que foi concluído no início deste mês e aponta redução de 21% em comparação ao ano de 2017 e 2018, caindo de 506 para 394 mortes no trânsito em Rondônia.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que a redução no número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil foi de 3% no comparativo entre os anos de 2015 e 2016, últimos dados divulgados pelo Datasus do Ministério da Saúde, passando de 38.651 para 37.345 vítimas fatais nas estradas do país. “Em Rondônia a redução foi de 21% no comparativo de 2017 e 2018, a nossa meta é trabalhar para reduzir ainda mais esse percentual, mas para que isso aconteça temos que contar com o comprometimento de todos os órgãos de trânsito e com a sociedade”.

Coronel Neil Gonzaga, destaca a redução de 21% no número de mortes no trânsito em Rondônia passando de 506 para 394 de um ano para o outro conforme dados do Anuário Estatístico do Detran

Nos dados da Datasus do Ministério da Saúde, a representatividade total de mortes no trânsito, em 2016, os motociclistas foram as principais vítimas em todo o país com percentual de 32%, seguidos por ocupantes de automóveis com 24%, juntos totalizam mais da metade do número de mortes.

Em Rondônia, o número de acidentes fatais envolvendo motociclista teve uma redução de 2017 para 2018 de 30,9%, passando de 278 para 192 mortes respectivamente de um ano para o outro. No mesmo período, o número de condutores de automóveis passou de 69 para 59 mortes, uma redução de 14,5% e número de passageiros de automóveis mortos em acidentes de trânsito também teve redução passando de 79 para 74, redução de 6,3% no comparativo de 2017 e 2018.

A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é reduzir pela metade o número previsto de mortes para 2020.

Brasil recebeu prêmio da ONU e Rondônia foi destaque

O Brasil recebeu o Prêmio da Força-Tarefa Interagências da Organização das Nações Unidas (ONU) com o Programa Vida no Trânsito (PVT), por realizar ações efetivas no trânsito. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu o prêmio em Nova York no dia 23 de setembro deste ano e o estado de Rondônia teve posição de destaque por ter conseguido reduzir em 52% o número de mortes no trânsito em Porto Velho.

Todos nós somos responsáveis pela segurança no trânsito, faça a sua parte

O diretor geral do Detran disse que o Programa Vida no Trânsito foi criado em 2010 e a meta é a redução de 50% no número de mortes causados por acidentes até 2020. O PVT foi implantado em 52 cidades brasileiras, sendo em 26 capitais e em 26 municípios, tendo um alcance de mais de 50 milhões de pessoas, em Rondônia o programa é desenvolvido apenas na capital. “Rondônia conquistou um feito muito importante, pois em Porto Velho o índice de mortes no trânsito reduziu em 52%, maior que a meta estabelecida para o período”, afirmou o coronel Gonzaga.

O diretor geral do Detran, falou da importância de todos os órgãos trabalharem juntos com o mesmo objetivo e citou a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, secretariais municipais de Trânsito, secretarias dos 52 municípios do Estado, todos os órgãos ligados ao trânsito e também à sociedade para que, juntos, cada um fazendo a sua parte, seja como instituição ou como cidadão, tenhamos um trânsito harmônico e humanizado para todos.

Programação

A programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito em Porto Velho será realizada na segunda-feira (18), às 8h, na Avenida Pinheiro Machado, em frente ao prédio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), onde será realizada blitz educativa com distribuição de brindes para os condutores e contará com a participação de vários parceiros.

A diretora da Dtet, Cleuza Corrêa, informou que o evento contará, também, com um culto ecumênico em memória às vitimas de trânsito e que toda a sociedade e a imprensa estão convidadas para a ação.

Leia mais:

Detran RO classifica cinco trabalhos no Programa de Educação Viária é Vital que irão concorrer entre os 10 melhores do país

Detran Rondônia alerta sobre direitos e obrigações dos ciclistas no trânsito

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano, Hagnes Chediak e Edie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo