Governo de Rondônia
25/04/2024

PREVENÇÃO

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: má alimentação e sedentarismo contribuem para o surgimento da doença

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A melhor forma de identificar o colesterol alto é através do exame de sangue, que indica todos os tipos de gordura como LDL (colesterol ruim), HDL (colesterol bom) e triglicerídios.

 

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol chama a atenção para problemas decorrentes da elevada concentração dessa gordura no sangue, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte. Entre as complicações decorrentes do excesso de colesterol está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue.

O dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, criado para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo a endocrinologista Thamy Cambraia, uma doença que hoje está sendo comum, porém sem muita preocupação. “Justificando a correria do dia a dia, a maioria das pessoas trocou a alimentação saudável por consumo de produtos industrializados e fast food, adquirindo hábitos de outros países, o que não é bom”.

 

“Hoje percebemos que o colesterol tem acometido, cada vez mais cedo, jovens, adultos e crianças. Isso por conta do sedentarismo e má alimentação, como excesso de frituras e o elevado consumo de produtos industrializados”, destacou a endocrinologista Thamy Cambraia.

 

Thamy Cambraia, endocrinologista

Tendências genéticas, obesidade, diabetes, hipertensão e sedentarismo são fatores que contribuem para a elevação dos índices do colesterol. Em excesso, ele acelera o entupimento de artérias, levando ao infarto ou ao AVC, Acidente Vascular Cerebral.

Hábitos como alcoolismo e tabagismo, associados a níveis elevados de colesterol, contribuem para o aumento do risco de doenças cardiovasculares. O alcoolismo interfere diretamente no fígado, onde o colesterol é metabolizado, e o tabagismo bloqueia a metabolização dessa gordura.

Ainda de acordo com a endocrinologista, a prevenção é o melhor remédio para não adquirir o colesterol alto, como por exemplo, ter uma boa alimentação, e principalmente praticar atividades físicas, e sempre está realizando exames de rotina.

 

Leia mais:

Mais de 600 pacientes são atendidos no Programa de Sobrepeso e Obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz em Porto Velho

Complexo Hospitalar Regional de Cacoal ganha reforço de ambulância equipada com UTI

Mais de 23 mil atendimentos são realizados no Pronto Socorro João Paulo II no primeiro semestre deste ano


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça e Sângela Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo