Dia nacional do samba contará com programação especial em Porto Velho

15 de novembro de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

Dia 02 de dezembro foi a data escolhida para comemorar o dia nacional do samba. Tudo começou quando um vereador baiano resolveu homenagear um dos maiores compositores brasileiros, Ary Barroso, que compôs “A baixa do sapateiro”, trazendo uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado a cidade.

Assim no dia em que o compositor visitou a terrinha pela primeira vez, eles fizeram uma grande roda de samba e o vereador aprovou uma lei declarando a data como dia nacional do samba.

Com raízes fortes neste estilo musical, Porto Velho terá programação especial para comemorar a data. Com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel, algumas atividades serão realizadas.

Na sexta-feira a partir das 20h30, terá início “A Fina Flor do Samba” no Mercado Cultural. O projeto que já acontece tradicionalmente às sextas-feiras trazendo canções clássicas do samba nacional, além de músicas autorais, que falam de Porto Velho e suas histórias, vai contar com a presença do compositor Adalto Magalha, o carioca que compôs grandes sucessos como “Lugar ao sol” com Arlindo Cruz e Almir Guineto, interpretados por nomes como Beth Carvalho, Fundo de Quintal entre outros.

Ainda na sexta-feira, na Taba do Cacique, o show começa por volta das 21h00 com “Beto Cézar e roda de samba com Toninho Nascimento”. Toninho é um compositor carioca que já escreveu músicas para artistas de destaque no cenário nacional, como Clara Nunes e este ano foi campeão da composição que será enredo da escola de samba Portela em 2012.

Texto: Emilli Sousa