RECICLAGEM

Diagnóstico dos catadores de materiais recicláveis do Vale do Jamari será apresentado nesta quarta-feira, em Ariquemes

16 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Catadores transformam

Diagnóstico do trabalho dos catadores será apresentado quarta-feira em Ariquemes

O diagnóstico dos catadores de materiais recicláveis de municípios da região do Vale do Jamari, elaborado pelo governo de Rondônia em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), será apresentado à população e representantes da categoria nesta quarta-feira (18), às 8h30, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Ariquemes.

A ação faz parte do Projeto Recicla Rondônia, que tem como objetivo fomentar empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos no estado, constituídas por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis com vista à superação da extrema pobreza conforme a Lei Federal 12.305 de 2010, que prevê a inclusão social e produtiva dos catadores dos materiais recicláveis.

Na primeira fase do projeto, foi levantada a realidade dos catadores de material reutilizável e as dificuldades das prefeituras para adoção de uma política de tratamento e utilização dos resíduos sólidos nos nove municípios: Ariquemes, Cacaulândia, Machadinhos d’Oeste, Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Alto Paraíso, Rio Crespo e Cujubim.

O que era lixo foi transformado em uma cadeira

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Flávia Iraiore, o diagnóstico é resultado de um questionário elaborado pelo grupo Fura Lixo Cidadania – que é constituído por representantes do movimento de catadores e pela equipe da Gerência de Inclusão Produtiva. Já a aplicação, contou com o auxilio de catadores e integrantes do MNCR.

“Esse diagnóstico nos ajudará a entender a situação atual, e norteará os planos de ações de um futuro melhor para o meio ambiente de nossa região. Aguardamos a população para conhecer os resultados e participar das decisões”, disse o representante regional da Seas, Irineu Nascimento.

Flávia disse que os dados servirão como base para constituição de uma unidade em Ariquemes, que representará  a categoria dos nove municípios,  de forma que organize os profissionais para a comercialização, agregando valor aos materiais reutilizáveis e recicláveis – produto do trabalho dos catadores.

Desde a implantação do projeto, em maio de 2015, foram realizados diagnósticos em seis regiões do estado: Sul, Rio Machado, Vale do Guaporé, Zona da Mata, Central e  Vale do Jamari.

Eles não são simplesmente coletores ou catadores, são profissionais na catação, conforme o Ministério do Trabalho.

Estão sujeitas à observância de Lei 12.305 de 2010 as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos, e as que desenvolvem ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos. A lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica.

Texto: Suelly David
Fotos: Arquivo Seas

Assistência Social, Capacitação, Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor