Governo de Rondônia
24/04/2024

Inovação

Diário Eletrônico cria banco de dados para escolas e auxilia no trabalho de secretários e professores

13 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Esc.Barão do S.-Diário Eletrônico-12-5-Quintela (4)

Para facilitar o trabalho dos professores, secretários e supervisores escolares, a equipe da Gerência da Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) criou o Diário Eletrônico, uma ferramenta onde os educadores das mais de 400 escolas estaduais podem incluir informações pedagógicas e administrativas, como realização de matrículas, transferência, lançamento de notas e faltas.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões, em Porto Velho, é uma das instituições de ensino em Rondônia que utiliza o sistema. À frente da secretaria da escola, Maria Auxiliadora Duran diz que o programa ajudou a amenizar a ‘papelada’ e facilitou a busca de informações da escola.  “Está tudo em um canto só. Foi a melhor coisa que já inventaram para as secretarias escolares”, afirma.

Para o professor de matemática Maurício Malta, o Diário Eletrônico oferece resultados positivos para a logística de computação de notas, faltas e conteúdos pedagógicos. “Ficou mais prático. Eu lanço as notas e a secretaria da escola já tem acesso. Antes tinha que lançar no canhoto, entregar num prazo determinado e, aí sim, a secretaria lançava no sistema”, lembra.

A secretária conta que as escolas devem ‘alimentar’ o programa com as informações necessárias e somente assim o sistema funcionará corretamente. “Não depende só de uma só pessoa. A escola tem que falar uma linguagem só, assim como as demais escolas. Quando tiver uma transferência, por exemplo, as duas escolas devem preencher corretamente o programa”, comenta.

Guaracy Torres, técnico da GTI da Seduc, explica que a ideia de criar um sistema unificado com a Secretaria e as escolas surgiu e foi criado em 2013 devido à demora da entrega de informações escolares para as equipes na Seduc. Durante o ano, a equipe de TI realizou diversos testes com o sistema para implantar efetivamente em 2014.

Neste ano, o Diário Eletrônico foi inserido gratuitamente nas escolas estaduais de Rondônia com o objetivo de facilitar e virtualizar os registros das instituições de ensino, criando um banco de dados para cada uma das 419 escolas. Segundo Guaracy, pequenos ajustes ainda estão sendo reparados no programa, que deverá estar preparado em julho deste ano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo