24/04/2024

CONFERÊNCIA

Direito à alimentação saudável é discutido em Ariquemes

17 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Coordenadora Cleuza

Cleuza Firmino diz que governo tem retorno positivo, quando desenvolve um Plano de Alimentação Saudável

Com os temas: “Comida de verdade: Avanços e Obstáculos para a Conquista da Alimentação Adequada e Saudável e da Soberania Alimentar”, “Dinâmicas em Curso, Escolhas Estratégicas e Alcances da Política Pública” e “Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, a Coordenadoria de Estado de Segurança Alimentar (Cosan) realizou nessa terça-feira (16), na Câmara Municipal de Ariquemes, a 5ª Conferência Municipal de  Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), assegurando, desta forma, a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

Um dos pontos fortes da Conferência foi a identificação dos avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA visando à garantia do acesso a produtos saudáveis. No evento também foram avaliados, segundo a perspectiva de desenvolvimento ambiental sustentável, os desafios atuais da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

REFLEXOS

O comprometimento do município, Estado e da Federação, e a ampliação da participação da sociedade no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação saudável e da soberania alimentar, foram outras abordagens apresentadas.

Para a coordenadora estadual de Segurança Alimentar, Cleuza Firmino de Medeiros, quando é proposto e desenvolvido o Plano de Alimentação Saudável, o governo tem um retorno positivo, porque consegue erradicar a fome e doenças degenerativas, fortalecendo, assim, a saúde e a economia.

“Cuidar do meio ambiente também é segurança alimentar. O produtor deve plantar com responsabilidade, respeitando a diversidade biológica e cultural”, complementou.

Cleuza destacou, ainda, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como um dos programas essenciais à garantia do direito da segurança alimentar, por meio da parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater).

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Agricultura, Assistência Social, Capacitação, Evento, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade