Governo de Rondônia
29/03/2024

ENCONTRO

Direito à saúde e financiamento do SUS são debatidos na 9ª Conferência Estadual de Saúde

12 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura da 9 ª Conferência Estadual de Saúde

 

A situação atual da saúde pública no estado de Rondônia, Desafios e Perspectivas, foi o tema abordado na abertura da 9 ª Conferência Estadual de Saúde, pelo secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, que destacou os avanços conquistados em seis meses de gestão, ouviu os questionamentos dos participantes dos 52 municípios, e destacou a importância deste espaço democrático para discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Toda a equipe técnica da Sesau trabalhou exaustivamente para a realização desta conferência, para garantir que, através deste encontro com profissionais e a sociedade civil, possamos discutir formas de melhorar a saúde pública em todas as regiões do estado”, disse Máximo.

A programação iniciou com acolhimento e recepção dos mais de 400 delegados, que representam 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área e os outros 25% distribuídos entre gestores e prestadores de serviços.

Para que esse cadastramento fosse realizado de forma ágil, a equipe de tecnologia de informação da Sesau trabalhou num programa que garantisse rapidez.

Representantes dos 52 municípios de Rondônia participam das plenárias

” Nossa equipe trabalhou na gestão desde o cadastramento ao mapeamento para facilitar o acesso dos participantes”, explicou Allan Chaves Machado, Coordenador da TI.

A conferência tem como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A programação no primeiro dia incluiu plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, palestras e mesas de debates, além de atividades culturais.

A conselheira Nacional de Saúde, Vanja André Santos, apresentou o eixo central do encontro. “É um prazer estar em Porto Velho para um evento como este que garante os direitos previstos na constituição.”

Também participaram da solenidade de abertura a secretária adjunta de Saúde, Katiane Maia; a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Elzilene do Nascimento; Raimundo  Nonato do CES, Juiz Edenir Sebastião de Albuquerque, entre outros.

CONFERÊNCIA

A 9ª Conferência Estadual de Saúde,realizada pela Sesau e CES, continua nesta quarta-feira 12, com atividades culturais, apresentação do eixo, Consolidação dos princípios do SUS, apresentado pela doutora em saúde pública, Ana Lúcia Escobar. Apresentação sobre financiamento adequado e suficiente para o SUS, com a palestrante, Michelle Dahiane Dutra.

Também haverá plenárias, debates  e trabalhos em grupo para sistematização das propostas. O encerramento acontece nesta quinta-feira (13) com a eleição dos delegados para representarem Rondônia na Conferência Nacional em Brasília.

Leia mais:

 Começa nesta terça-feira 9ª Conferência Estadual de Saúde


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo