Diretores de escolas tomam posse em Ji-Paraná

14 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura presidirá nesta sexta-feira, 16, a cerimônia de posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas públicas para o triênio 2015/2017, a partir das 17h, no Clube Mediterrâneo, em Ji-Paraná. A  gestão democrática nas escolas foi uma determinação do governador no mandato passado.

Na cerimônia, serão empossados os novos dirigentes dos colégios ligados diretamente às Coordenadorias Regionais de Educação [CRE] das cidades de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru e São Francisco do Guaporé.

No evento acompanham o governador a secretária de estado de educação Fátima Gavioli e o vice-governador Daniel Pereira, além de outras autoridades estaduais e municipais que já estão sendo convidadas.

Os novos administradores escolares foram eleitos e/ou reeleitos na eleição ocorrida em 10 de dezembro passado. Alunos com idade superior a 16 anos, pais e responsáveis e servidores efetivos das escolas foram os eleitores aptos no processo eleitoral que fez a escolha destas equipes gestoras.

Gestão Democrática

A gestão democrática nas escolas da rede estadual foi instituída ainda em setembro de 2011, o primeiro ano do primeiro mandato do governador Confúcio Moura. A partir desta implantação os diretores escolares são escolhidos diretamente pela comunidade, por meio do voto secreto, e não mais por indicação política. Um dos objetivos são o envolvimento e a participação da comunidade nos interesses da educação pública.

Esse projeto em Rondônia foi motivo de elogios pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação na ocasião da instalação dos Conselhos Escolares na rede de ensino estadual, apresentado durante o 2º Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, em 2012, na capital do País.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio