Governo de Rondônia
16/04/2024

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Diretores de unidades participam de oficina em tecnologia em Porto Velho para gerenciar novo sistema de ocorrências eletrônicas no sistema socioeducativo

04 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Diretores em momento de oficina sobre novo sistema de ocorrência

A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) promoveu na segunda-feira (02), oficina em tecnologia da informação para capacitar os diretores das unidades socioeducativas. O treinamento aconteceu no laboratório de informática do Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho.

Segundo a assessora de tecnologia da informação da Fease, Helenice Hartmann esse treinamento já estava programado desde o inicio do ano para capacitar todos os diretores sobre o Sistema de Ocorrências, que foi desenvolvido pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado de Rondônia (Detic) e que deverá substituir o livro de ocorrências. “O novo mecanismo eletrônico para registrar as ocorrências nas unidades tem como diferencial a maior segurança, menos gastos com livros e sem o problema de perder ou ser subtraído da unidade. Outro benefício é o acompanhamento em tempo real do administrador do sistema, no caso o diretor da unidade”, explica.

Para o diretor geral da unidade socioeducativa de Cacoal, José Aguinaldo o treinamento foi salutar. “Com esse sistema nos livraremos dos livros de ocorrência, as informações ficarão todas online, possibilitando mais transparência na questão da gestão, destaca.

Já para o diretor da unidade provisória de Porto Velho, Alexandre Geber o fato de tudo ficar informatizado vai melhorar o desempenho das unidades. O governo está fazendo isso em todas as secretarias, nessa lógica do governo sem papel. “O registro de ocorrência agora ficará melhor, até para buscar ocorrências do passado. Mas, precisamos de suporte e equipamentos bons para poder trabalhar a contento como pede a nova tecnologia adotada”, comenta.

Quem também aprovou o novo formato de registro de ocorrência foi o diretor geral da unidade socioeducativa de Rolim de Moura, Gilson Rodrigues pois vai diminuir a papelada e livros e terão mais agilidade para repassar as informações para a Fease. “Muito boa essa experiência e espero que todos se adaptem rápido a essa boa proposta trazida pelo governo, que vai facilitar nosso trabalho”, disse.

A assessora Helenice Hartmann ainda explicou que o novo sistema oficial de registro de ocorrências do sistema socioeducativo já é usado e aprovado no sistema penitenciário, pela Secretaria de Justiça (Sejus). Que só funciona por meio da Infovia do Governo de Rondônia, é todo via web, não precisando instalar mais nada para o seu bom funcionamento, bastando ter um computador com acesso à internet. “O pessoal entendeu direitinho e todos gostaram do treinamento que foi produtivo e todos se familiarizaram com o sistema, pois acharam bem explicativo e de fácil usabilidade”, finaliza.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Celene Gomes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo