20/04/2024

Gestão Escolar

Diretores são reeleitos nas maiores escolas de Ji-Paraná

18 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

José Francisco dos Santos

Das 30 escolas estaduais instaladas em Ji-Paraná as seis maiores tiveram seus diretores reeleitos no processo eleitoral ocorrido no último dia 10 em todo estado. A eleição é um novo método de escolha do dirigente escolar implantado nesta gestão do governo estadual pondo fim às antigas indicações políticas.

Considerados os maiores colégios públicos de Ji-Paraná, o Júlio Guerra, Aluízio Ferreira, Marcos Bispo, Gonçalves Dias, Marechal Rondon e Lauro Benno vão manter os mesmos diretores por mais dois anos. A posse dos novos diretores deve ocorrer ainda este ano pela secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli.

Também considerada uma das maiores escolas estaduais, a José Francisco dos Santos terá novos diretores no comando. “Agradecemos a todos os funcionários, professores, pais ou responsáveis e alunos pelos 62% de aprovação na eleição. Que Deus nos guie para que possamos corresponder a confiança depositada com uma gestão democrática e eficaz”, declarou no perfil pessoal do Facebook o professor Hélio Barcelos, o diretor eleito da escola José Francisco dos Santos.
Indicação de diretor
Júlio Guerra“O processo eleitoral ocorreu com tranqüilidade”, disse Maria Gorete Lara, a presidente da comissão eleitoral da Coordenadoria Regional de Educação em Ji-Paraná (CRE-Ji-Paraná), que presidiu o processo eleitoral em 45 escolas na área de atuação da regional de ensino.
Membros da comissão antecipam que em uma escola de Ji-Paraná e outras duas de Presidente Médici as comunidades deverão ser consultadas para a escolha das novas direções, já que os resultados das eleições não atenderam ao edital. Os nomes dos colégios não foram divulgados.
Segundo o edital, quando a comunidade não elege o diretor a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deve fazer a indicação do novo diretor. “Acreditamos que a Seduc deve fazer uma nova consulta às comunidades que não elegeram diretores. Caso seja infrutífera essa consulta o órgão deve indicar algum técnico da área da educação para assumir a direção destas três escolas”, entende Gorete Lara, antecipando que a divulgação oficial da lista completa dos novos diretores deve ocorrer no próximo dia 23, conforme determina o edital eleitoral.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio