Governo de Rondônia
Quarta, 12 de maio de 2021

GOVERNANÇA PÚBLICA

Dirigentes do Movimento Brasil Competitivo apresentam ao governo de Rondônia programa de modernização da gestão pública

04 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura recebeu na tarde dessa quarta-feira (3), em seu gabinete, a equipe do Movimento Brasil Competitivo (MBC), liderada pelo presidente executivo Claudio Leite Gastal, para a primeira reunião sobre o projeto de Governança encomendado à entidade, que prevê a elaboração de um Programa de Modernização da Gestão Pública do Estado de Rondônia.

O govarnador Confúcio Moura durante reunião com dirigentes da Movimento Brasil Competitivo (MBC)

O governador Confúcio Moura recebeu nessa quarta-feira os dirigentes do MBC

Alinhado ao Planejamento Estratégico e ao Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Peds), o programa de modernização iniciado em março tem prazo de um ano para ser entregue em sua versão definitiva, mas o governador Confúcio Moura manifestou interesse de antecipar a entrega das fases que ficarem prontas para que possam ser discutidas em audiências públicas, e que simultaneamente um grupo de servidores possa já praticar essas mudanças para criar ambiente e disseminar o conhecimento.

Ao lado do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, George Braga, e da superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza, o governador acompanhou a apresentação da administradora Adriane Riciere, especialista em gestão, que chegou a citar o projeto do Peds, destacando a boa construção de seu conteúdo técnico e o papel da MBC, que tem a função de apontar meios e alternativas de gestão pública visando à melhoria e ampliação da eficiência e inovação institucional dos processos, incluindo neste ponto a gestão de pessoas num ambiente de governança de resultado. “Nosso compromisso é internalizar o conhecimento e promover sua continuidade”, disse.

Adriane disse que o programa de Modernização da Gestão Pública, que ela coordena com sua equipe e com o presidente Claudio Gastal, é uma ferramenta para consolidar um novo e eficiente modelo de gestão (Governança Pública) – que está em plena execução em 16 estados brasileiros – que visa desburocratizar as ações governamentais e facilitar a vida do cidadão, com instrumentos e recursos acessíveis, com uma dimensão que contempla não apenas a estratégia governamental, mas também o desenvolvimento regional (com atendimento aos municípios), gestão de pessoas, gestão de conhecimento e gestão de processo com medidas inovadoras e eficientes.

Ela salientou que trabalha num projeto de estado de ação continuada, e não num projeto de secretário ou de secretaria, e que por isso alinha seu projeto ao Plano de Desenvolvimento Sustentável, estando aberta à discussão e sugestão, de modo a realizar o melhor para o bem da gestão pública. Segundo Adriane, o que está sendo feito é um planejamento de estado até 2030, prevendo suas necessidades e seu projeto de desenvolvimento (sustentável), independentemente de quem será o gestor estadual nos próximos anos.

O governador Confúcio Moura, que já conhece o trabalho da MBC em outros estados, disse que ficou com boa impressão, e que espera avançar na desburocratização das atividades do governo e no projeto de desenvolvimento de Rondônia até 2030.

O Movimento Brasil Competitivo é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, de interesse público, e que tem como presidente de seu conselho superior o empresário brasileiro Jorge Gerdau Johannpeter, 81, atual presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau Siderurgia (ferro e aço). Ele participaria da reunião com o governador Confúcio Moura, mas adiou a reunião por recomendação médica.

Leia mais:
Pioneira no Brasil, iniciativa do governo de Rondônia prevê contratação de profissionais para funções de gerência e direção por meio de seleção


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe