Distrito de Iata, em Guajará-Mirim, ganha uma estação de tratamento de água

16 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O distrito de Iata, localizado a 27 quilômetros do centro de Guajará-Mirim, ganhou, quinta-feira (15), uma estação de tratamento de água. Tão

Confúcio Moura diz que a estação de tratamento de água beneficia a saúde das famílias ajuda a tirar o distrito do isolamento

importante quanto preservação da saúde das 170 famílias é fator inclusivo, uma vez que reforça a presença do estado na região.

O sistema custou R$ 1 milhão, dinheiro da Caerd, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia. “A obra começou do zero e foi feita aos poucos”, segundo Iacira Azamor, presidente da companhia.

A água que serve o distrito vem de um poço e é ferruginosa, o que significa risco para a saúde. Tratar e distribuir um produto tão importante  tornou-se fundamental para a população.

Iata é um lugar histórico e calmo. A população tem na  agricultura familiar a principal atividade econômica. Aos sábados, os pequenos produtores se reúnem para fazer a comercialização no mercado de Guajará-Mirim.

O governador Confúcio Moura disse que tem um carinho especial pela localidade e que levar ações de governo é, também, uma forma de combater o isolamento a que afeta a população.

Na cerimônia de inauguração, Confúcio disse que uma estação de tratamento de água para 170 famílias pode parecer pouco. “Mas estas famílias estão longe da sede do município. Estão praticamente esquecidas. É preciso fazer cada vez mais por elas”, destacou.

A relevância da estação de tratamento levou para o distrito deputados estaduais, vereadores, líderes comunitários, estudantes e professores.

HISTÓRIA

Iata originou-se do estabelecimento de trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e seringueiros. Mais tarde, a colônia cearense chegou para contribuir com as práticas agrícolas, após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943. Mas a ligação da localidade com Guajará Mirim era feita por uma estrada de terra que precisava de manutenção regularmente.

Só em 2013, o trecho de sete quilômetros foi asfaltado até a BR 429, que liga Guajará Mirim à BR 364. A obra, segundo Confúcio Moura, faz parte dos esforços para integrar e desenvolver a região.

O governador deixou claro que gostaria de dar uma destinação prática ao imenso casarão que foi construído pelo governo federal para ser uma escola-hotel e que nunca foi inaugurado. A decisão, entretanto, envolver órgãos federais e não há consenso sobre o assunto.

DEFENSORES

O, governador citou o deputado Neidson Barros e os vereadores de Guajará como defensores incansáveis da região. O prefeito Dúlcio Mendes, que deixa o cargo no final do ano, agradeceu pelas obras realizadas pelo governo estadual em Guajará-Mirim. Segundo ele, a partir de contrato firmado com a Caerd será possível atender melhor  a população com serviços de água tratada e esgoto.

O distrito de Iata tem importância histórica para a região. Surgiu antes da cidade de Guajará Mirim e foi cortado pelos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O local é visitado todos os fins de semana por famílias que  procuram uma bela paisagem e comida caseira.  Também é ponto de encontro de pescadores que se aglomeram na cachoeira  existente no rio Mamoré.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino