Governo de Rondônia
19/04/2024

JOER

Do sítio para as quadras, a história dos meninos da Escola Mafalda Rodrigues  

15 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

Equipe treina em quadra improvisada e fora das dimensões ideais

A Escola Municipal Rural Mafalda Rodrigues, localizada na BR 354, sentido Jaru, no Km 460, distante cerca de 50 km de Ariquemes atende ao ensino fundamental e o ensino médio, através de mediação tecnológica. A escola funciona em um terreno doado por uma associação.

Na escola, o professor de educação física, Juan Adálio Barron Conray, motiva os alunos e treina com três equipes de handebol (infantil masculino e feminino e uma juvenil masculino).

Demonstrando a garra e determinação de quem mora no campo, muitas vezes distante da cidade, em linhas de difícil acesso, essa garotada participou da fase municipal em Ariquemes e a equipe infantil masculino, composta por 11 alunos entre 12 e 14 anos, se classificou para a fase Macrorregional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), realizada em Ariquemes de 5 a 10 de julho e executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

“Pra nós já foi uma conquista vencer escolas maiores, com estrutura para ideal de treino, com os alunos morando próximo da escola e tendo mais tempo de treinos”, enfatiza o entusiasta professor Juan.

O educador diz que tem alunos que moram a até 50km distante da escola, “no fim das linhas”, diz ele, alguns demoram cerca de 1,5h para chegar.

O antigo galpão que foi adaptado para uma quadra

Os alunos ficam nas Linhas 118, 119, Canaã, Renato Natan e Raio de Sol.

“Mas é gratificante quando competimos com escolas da cidade e vencemos, como aconteceu este ano” disse Juan. Lamentou que neste ano está retornando pra casa sem vencer a fase Macrorregional, mas fica o aprendizado e a vontade de no próximo ano superar mais este desafio. “Temos potencial e poderíamos ter vencido. Perdemos no detalhe, mas ano que vem tem mais”, lembrou o professor como que avisando as demais escolas para se prepararem, pois os “meninos do sítio estão chegando de novo”.

Leia Mais: 

Base curricular é construída para atender o projeto de vida do educando

 História de superação motiva e mantém jovem de 16 anos firme nas disputas de Futsal durante o Joer


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Juan Adálio Barron Conron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo