Governo de Rondônia
19/04/2024

CIDADANIA

Doação de máquinas de costura fortalece trabalho de reinserção social de apenados

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Apenados em aulas de corte e costura

Apenados em aulas de corte e costura

Quatro máquinas de costura industriais foram doadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) à Penitenciária Estadual Aruana, em Porto Velho. O termo de transferência foi assinado nesta semana pelos secretários George Braga (Sepog) e Marcos Rocha (Justiça). Os equipamentos vão contribuir com as políticas públicas de ressocialização desenvolvidas pelo governo de Rondônia, por meio da Sejus.

As máquinas são fruto de convênio firmado entre o estado e uma associação do terceiro setor, que solicitou devolução dos bens adquiridos por ter encerrado suas atividades. Diante da necessidade de fortalecer trabalhos de reinserção social, uma preocupação do governador Confúcio Moura, as Secretarias de Planejamento e de Justiça firmaram a parceria.

George Braga ressaltou a importância dos apenados desenvolverem atividades enquanto cumprem suas penas. “É preciso que eles ocupem suas mentes e ainda tenham oportunidade de enviar o dinheiro adquirido às famílias”, disse.

Ao agradecer a doação, o secretário Marcos Rocha destacou o trabalho desenvolvido na unidade que aperfeiçoa a característica de penitenciária modelo. “Quando conversamos sobre a disponibilização dos equipamentos percebemos como nossas ideias estão alinhadas em relação aos projetos ressocializadores”, completou.

Segundo o diretor da penitenciária, Adriano Furtunato, com a chegada das máquinas será possível industrializar os trabalhos já desenvolvidos pelos apenados da unidade, que funcionam hoje de forma artesanal. “A ideia é ampliar as oficinas e aumentar a produção de sofás e puffs, por exemplo,” ressaltou Furtunato.

Secretários George Braga e Marcos Rocha assinaram o termo de

Secretários assinaram o termo de transferência

Caracterizada como modelo no estado, a unidade é a única da Capital onde os apenados são 100% uniformizados. O diretor destacou que as máquinas também vão auxiliar na confecção dessas vestimentas para a própria penitenciária, assim como na implantação em outras unidades.

De acordo com o gerente da Reinserção Social e de Saúde da Sejus, Alessandro Martins, diversos projetos estão sendo implantados na unidade Aruana. Entre eles, iniciativas voltadas à educação, cursos de capacitação, trabalhos internos voltados à limpeza, produção de tapetes, puffs, construção de duas hortas, além de envolver 23 apenados no trabalho de construção civil. “O trabalho do sistema prisional tem que alcançar a totalidade do indivíduo, desta forma não podemos trabalhar com ações isoladas, temos que oferecer um pacote de oportunidades”, enfatizou o gerente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo