Governo de Rondônia
19/04/2024

Transplante

Doadora rondoniense salva vida de paciente mineiro

04 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Gabriel Massote internado

Gabriel Massote internado

Gabriel Massote tinha leucemia, a chance de encontrar um doador compatível era uma em cem mil. Ele estava em Minas Gerais, sua doadora em Rondônia. Advogado, no auge da carreira, travava uma grande luta para continuar vivendo. A doadora existia, mas não conseguia ser localizada para doação de medula óssea. O Gabriel corria contra o tempo. O transplante precisava ser feito em caráter de urgência.  Sua noiva, Ana Gabriela Pena, incentivou o Gabriel na produção do blog transplantando.org. Lá, Gabriel começou a retratar o seu drama.

Campanha Nacional Casa Comigo?

Campanha Casa Comigo

Um dia, ao lado da noiva, Gabriel faz uma pesquisa na internet e encontra a campanha ‘Casa Comigo? A vida Pede Compromisso’. Campanha criada em Rondônia, para o incentivo de doação de sangue e medula óssea. No Youtube, Gabriel deixou o e-mail e pediu para que fosse feito contato. Após trocas de e-mails, foi lançado o desafio de localizar o anjo do Gabriel.

O Governo de Rondônia, por meio do hemocentro, entra em ação. Outra parceria fundamental foi da ATMO, Amigos do Transplante de Medula Óssea, que juntos, encontraram a doadora em Ariquemes, cidade localizada a 200 quilômetros da capital rondoniense.

Imediatamente a doadora se prontificou em salvar o Gabriel. A batalha só estava começando. O plano de saúde negou o tratamento, só após inúmeras brigas, repercussão na imprensa nacional, Gabriel ganha o direito de fazer o transplante em um grande Centro Médico, em São Paulo.

A doadora partiu para Natal (RN) no dia 28 de outubro de 2013, para que a medula foi colhida. Como a imunidade do Gabriel estava muito baixa, o transplante foi adiado mais uma vez. Até que em 11 de novembro, após um procedimento de aproximadamente uma hora, ele se dizia o ser humano mais feliz por ter recebido a medula da doadora de Rondônia.

Gabriel após o transplante

Gabriel após o transplante

Os problemas não pararam por aí. Na primeira tentativa a medula não pegou. Desespero, Gabriel estava com a imunidade muito baixa e outra vez lutava para viver. A doadora mais uma vez foi convocada para o procedimento e imediatamente partiu para São Paulo.

O processo não foi fácil, mas Gabriel permaneceu otimista e acreditava que tudo daria certo e deu. Com o sucesso do resultado do transplante, Gabriel e Ana Gabriel se casam nesta sexta-feira (05), em Uberlândia.

O casamento era para ter ocorrido no dia 08 de novembro de 2013. Com a doença, a cerimônia, festa, viagem de lua de mel, tiveram que ser canceladas. Mesmo assim, usando toda simbologia, Ana Gabriel surpreendeu o noivo, que estava internado para o transplante. Eles disseram sim dentro do quarto do hospital e o fato foi repercutido pela imprensa brasileira.

Nesta madrugada, a doadora parte para Uberlândia. Amanhã será um grande dia para o Gabriel, não só pelo casamento, mas também pelo encontro com doadora que salvou sua vida.

Gabriel e a noiva Ana Gabriela

Gabriel e a noiva Ana Gabriela


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Arquivo pessoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo