FOMENTO

Documentário sobre cultura Nambiquara será lançado em aldeia indígena de Vilhena

17 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Capa de divulgação do documentário

O documentário Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça foi produzido por agentes culturais vilhenenses com apoio do Governo de Rondônia. Ele será lançado no próximo dia 21 de abril, na aldeia Aroeira em Vilhena, e foi um dos contemplados com o edital premio de audiovisual Lídio Sohn, promovido pelo Governo do estado. A produção contou com a coordenação do fotógrafo Washington Kuipers e dos produtores culturais Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

Segundo Washington Kuipers, o documentário retrata o ritual da menina-moça praticado há muitos anos pelos indígenas Nambiquara que povoam Rondônia. “Filmamos e conversamos com várias indígenas em Vilhena. Todas as imagens foram feitas nas aldeias Aroeira e Cabixi, por isso, sentimos a necessidade de fazer o lançamento do filme na Aroeira. Em 27 minutos procuramos retratar com sensibilidade e poesia esse ritual tradicional”, destacou Washington.

O edital premio de audiovisual Lídio sohn tem como objetivo incentivar a produção artística no campo audiovisual da história e arte recente do estado de Rondônia. Ao todo foram selecionados quatro projetos com o tema Memória e Cultura Rondoniense. A exibição do filme fará parte da programação da Secretaria Municipal de Esporte de Vilhena alusiva à Semana do Índio, e contará com apoio da Fundação Cultural de Vilhena, e das secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

Texto: Serpentário Produções