20/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis são tema de capacitação em Cacoal

18 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores de diversos municípios e do Estado participam da capacitação

Profissionais de Saúde dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe, Ministro Andreazza e Primavera de Rondônia estão reunidos no auditório do Hospital Regional de Cacoal para um curso de Capacitação em Teste Rápido de Aids, Sífilis, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.

Conforme explicou a multiplicadora do Ministério da Saúde em Cacoal, enfermeira Neuza Amaral, o encontro, que iniciou nesta segunda-feira (18) e segue até quarta (20), tem como objetivo capacitar os profissionais em diversas situações. “Além de preparar o profissional para executar o teste rápido que identifica as doenças e infecções sexualmente transmissíveis, esta capacitação tem ainda como objetivo preparar o profissional para o trato com o paciente no pré e pós-teste, em especial no caso dos resultados serem positivos”, destacou Neuza.

As doenças e infecções sexualmente transmissíveis geram preocupação por parte dos profissionais de saúde de qualquer município. De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde, Ivani Gromann, o município de Cacoal apresenta hoje um total de 1.200 pacientes, suspeitos, notificados de hepatites virais. Destes, 400 são pacientes crônicos, ou seja, que necessitam de acompanhamento especializado e constante. Além disso, Cacoal conta com 200 casos notificados de Aids e apresenta uma média de 10 a 15 gestantes com sífilis anualmente. De acordo com Ivani, o primeiro passo para alguém que suspeita de alguma doença ou infecção sexualmente transmissível, é procurar as unidades básicas de saúde em seu município.

A capacitação é oferecida pelo Governo de Rondônia a médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem das redes municipal e estadual de saúde.

O enfermeiro do Hospital Regional de Cacoal, Rosival Nunes, reconheceu a importância do aprendizado e é um dos profissionais que estão participando da capacitação. “Este curso é importante, principalmente para beneficiar os nossos pacientes. Um diagnóstico precoce, no caso das ISTs, HIV que pode ser contatado em 15 minutos através do teste rápido, agiliza o tratamento. Além disso, esta capacitação vai nos ajudar a evoluir no trato com o paciente, nestes tipos de casos, o que é de extrema importância”.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin